Governo dá ok à app Stayaway Covid. Deve chegar aos smartphones em agosto
A app de rastreio à Covid-19 terá de respeitar a legislação e a regulamentação sobre proteção de dados e sobre cibersegurança.
O Governo já deu luz verde à aplicação de rastreio Stayaway Covid. Esta app para monitorizar o contágio pelo novo coronavírus deve chegar aos smartphones em agosto. Foi também definido, em Conselho de Ministros, que será a Direção-Geral da Saúde a entidade responsável por gerir o sistema da aplicação.
O projeto-piloto desta aplicação deverá durar duas semanas, adiantou a ministra de Estado e da Presidência, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Será depois necessário ter as autorizações das lojas online de aplicações. A aplicação poderá estar disponível rurante o mês de agosto, “a cumprirem-se todos estes passos”, disse Mariana Vieira da Silva.
A aplicação é voluntária e regista dados através do Bluetooth de proximidade, explicou a ministra. No caso de um utilizador da app ter teste positivo, o profissional de saúde irá entregar um código para na app fazer registo que está positivo e a partir daí será feito um aviso aos equipamentos que, segundo os critérios, tenham estado próximos.
Os “dados não são usados para nenhuma outra função a não ser fornecer informação de que estiveram numa situação de risco de poder ter contraído a doença”, garantiu Mariana Vieira da Silva. A aplicação tinha sido enviada a Comissão Nacional de Proteção de Dados, e surgia necessidade de aprovar um decreto-lei que clarificasse quem era responsável pelos dados, sendo que foi isso que foi definido.
O decreto-lei aprovado estabelece quem será o responsável pelo tratamento dos dados e que regula a intervenção do profissional de saúde no sistema da aplicação de rastreio de Covid-19. Será a DGS.
“O presente diploma vem, assim, estabelecer a obrigatoriedade de o STAYAWAY COVID respeitar a legislação e a regulamentação sobre proteção de dados e sobre cibersegurança, e determina que a Direção-Geral da Saúde é a autoridade gestora do sistema, sendo responsável pelo tratamento de dados para efeitos da legislação europeia e nacional aplicável à proteção de dados pessoais”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.
(Notícia atualizada às 15h58)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo dá ok à app Stayaway Covid. Deve chegar aos smartphones em agosto
{{ noCommentsLabel }}