Abanca dará prioridade a Portugal para crescer com aquisição
Juan Carlos Escotet, chairman do banco galego, voltou a afastar o interesse no EuroBic, que quase comprou em 2020, mas diz que continua atento a Portugal, um mercado "estratégico" para o Abanca.
O Abanca voltou a afastar o interesse no EuroBic, que esteve prestes a comprar no ano passado, mas admitiu que, entre Portugal e Espanha, poderá dar prioridade ao mercado nacional se houver alguma oportunidade de aquisição.
“Portugal é um destino estratégico, é absolutamente complementar ao que temos em Espanha”, disse o chairman do banco galego, Juan Carlos Escotet, na apresentação dos resultados anuais.
“Se tivermos pela frente a possibilidade de escolher entre crescer por uma aquisição entre Portugal e Espanha, porque não, talvez, por uma questão de diversificação, (…) preferir o crescimento por uma aquisição em Portugal?“, acrescentou o responsável.
Escotet adiantou também que continua atento ao mercado. “Continuamos a olhar e analisaremos com interesse alguma oportunidade que surja”, referiu.
O responsável disse ainda que no âmbito das incorporações feitas nos últimos anos, o Abanca olhou para o negócio do Novo Banco em Espanha, mas ainda sem “decisões tomadas”.
“Estamos num processo de revisão e a considerar se cumpre com os requisitos” de expansão do banco, e apenas posteriormente a isso definirá “uma postura e uma definição sobre a mesma”, disse Escotet.
Os lucros do Abanca caíram 60% em 2020, para 160 milhões de euros, depois de o banco galego ter reforçado as provisões em 273 milhões de euros para fazer face ao impacto da pandemia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Abanca dará prioridade a Portugal para crescer com aquisição
{{ noCommentsLabel }}