Merck vai produzir vacinas da rival Johnson & Johnson
Num acordo "histórico" mediado pela Casa Branca, a gigante Merck aceitou ajudar na produção de doses da vacina da rival Johnson & Johnson. Decisão vai acelerar produção de forma significativa.
Há uma nova aliança improvável no setor farmacêutico, com vista à aceleração da produção de vacinas contra a Covid-19. Ao abrigo de um acordo mediado pela Casa Branca, a gigante Merck aceitou ajudar na produção de doses da vacina desenvolvida pela rival Johnson & Johnson, avança a imprensa internacional.
O acordo entre as duas farmacêuticas poderá aumentar significativamente a oferta de doses da vacina contra o novo coronavírus, o que ganha ainda mais relevância tendo em conta o regime de toma única da vacina da Johnson & Johnson. Além disso, por ser do tipo vetor viral, não é tão exigente do ponto de vista do transporte, o que deverá facilitar a distribuição.
Esta decisão ainda não é oficial, mas o The New York Times e o The Washington Post, citando fontes do governo, asseguram que o acordo vai ser anunciado em breve pelo presidente Joe Biden. Aliás, surge poucos dias depois de o regulador do medicamento dos EUA ter dado “luz verde” à vacina da Johnson & Johnson.
A Merck também tentou inventar uma vacina para proteger do coronavírus, mas não teve sucesso. Ainda assim, segundo o The New York Times, o grupo tem elevada experiência no fabrico de vacinas em escala e a parceria com a empresa concorrente deverá ser vista como “histórica”.
Porém, não é a primeira. Há cerca de um mês, a Bayer aceitou produzir 160 milhões de doses da vacina da CureVac. Também a Sanofi e a Novartis anunciaram recentemente que vão ajudar a escalar a produção de doses da vacina da BioNTech/Pfizer.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Merck vai produzir vacinas da rival Johnson & Johnson
{{ noCommentsLabel }}