PSI-20 sobe 0,7% iluminado pela EDP

Com a subida desta terça-feira, o PSI-20 regista o maior ciclo de ganhos desde dezembro. Nesta sessão, o impulso foi dado pela EDP que subiu quase 4%.

O PSI-20 fechou esta terça-feira com uma valorização de 0,73% para os 5.014,06 pontos, beneficiando da subida de quase 4% da EDP. Com esta subida, o principal índice nacional completa seis subidas diárias consecutivas, o maior ciclo de ganhos desde dezembro do ano passado. No início de dezembro, o índice lisboeta tinha acumulado sete subidas diárias consecutivas.

Após um final positivo do primeiro trimestre, o arranque do segundo trimestre também está a ser benéfico para o PSI-20, com o índice a acumular um ganho de 2,37% desde o início do ano e de 1,72% no segundo trimestre (em apenas duas sessões dado que esta segunda-feira e na passada sexta-feira a bolsa não abriu por causa da Páscoa).

A bolsa nacional acompanha assim as subidas que também se registam na Europa. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, também valorizou 0,7% na sessão desta terça-feira. O espanhol IBEX avançou 1,3%, assim como o britânico FTSE, e o índice alemão DAX valorizou 0,8%.

Em Lisboa, a maior subida foi protagonizada pela EDP. As ações da elétrica nacional subiram 3,92% para os 5,11 euros, acompanhadas de perto pelos títulos da Ibersol que valorizaram 3,13% para os 5,94 euros. Também a Sonae, a Navigator e a Semapa registaram subidas superiores a 1%.

A contrariar a tendência positiva do PSI-20 esteve a Corticeira Amorim com uma queda de 0,96% para os 10,3 euros. A Novabase e a Nos desceram cerca de 0,5%.

Apesar destas subidas, o PSI-20 continua abaixo do pico alcançado em janeiro, um máximo de março do ano passado, altura em que o índice caiu a pique por causa do impacto da chegada da crise pandémica à Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 sobe 0,7% iluminado pela EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião