“Esperamos não ter casos” de Covid-19 em setembro, diz Henrique Barros
"Se tudo correr normalmente", diz o epidemiologista Henrique Barros, Portugal pode chegar a setembro e "não ter casos" de Covid-19. É preciso manter o controlo da pandemia e continuar a vacinação.
O epidemiologista Henrique Barros acredita que Portugal pode não ter casos de Covid-19 em setembro, mantendo-se as medidas de controlo da pandemia e prosseguindo a vacinação.
“Os dados portugueses mostram que, mesmo com as variantes mais letais e potencialmente mais transmissíveis, é possível, com as medidas de proteção que são tomadas e com a vacinação, garantir aqueles valores em que acreditamos que, por setembro, se tudo correr normalmente, esperamos não ter casos”, afirmou o especialista.
Na reunião dos especialistas e decisores políticos, que teve lugar esta terça-feira, no auditório do Infarmed, Henrique Barros salientou também: “A vacinação claramente previne a infeção e previne as mortes, uma vez ocorrida a infeção. É, por isso, fundamental continuá-la”, indicou.
De seguida, Henrique Barros explicou que os dados mostram que o risco de morrer de Covid-19 atualmente é significativamente mais baixo do que no início da pandemia: “É cerca de cinco vezes mais baixo do que foi no início da pandemia e, globalmente, metade do risco do que foi ao longo do ano que vivemos”, calculou.
Espera-se que o Presidente da República anuncie esta terça-feira, às 20h00, que o estado de emergência acaba às 23h59 de sexta-feira e não será renovado. Quinta-feira, o Governo reúne para decidir se o país dá o quarto e derradeiro passo no plano de desconfinamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Esperamos não ter casos” de Covid-19 em setembro, diz Henrique Barros
{{ noCommentsLabel }}