5 coisas que vão marcar o dia

No plano económico, o BdP vai dar a conhecer como evolui a economia, enquanto os CTT divulgam resultados ao mercado. Esta quinta-feira, o Governo reúne para avaliar situação epidemiológica do país.

O Governo reúne, em Conselho de Ministros, para avaliar a situação epidemiológica do país e deverá também aprovar o diploma relativo à tarifa social de internet. No plano económico, o Banco de Portugal atualiza o indicador diário de atividade económica e divulga os dados relativos ao crédito à habitação referentes a março. Também esta quinta-feira, a APREN apresenta um estudo sobre a Fiscalidade Verde.

Governo reúne em Conselho de Ministros

O Governo reúne-se esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, para avaliar a situação epidemiológica do país. Tudo indica que as medidas atualmente em vigor se vão prolongar na generalidade dos concelhos portugueses, contudo, no último plenário o primeiro-ministro avisou que há 27 concelhos em risco de darem um “passo atrás” no plano. “Com uma segunda avaliação negativa terão de ou ficar retidos ou recuar no processo de desconfinamento”, avisou António Costa. Ao mesmo tempo, nesta reunião o Executivo deverá também aprovar o diploma relativo à tarifa social de internet.

Como evolui a economia portuguesa?

A instituição liderada por Mário Centeno vai revelar os dados relativos ao indicador de atividade económica, referentes à última semana de abril. Na quarta-feira, o governador do Banco de Portugal (BdP) antecipou que na última semana de abril, a economia portuguesa já esteve a produzir mais do que na mesma semana de 2019. No último relatório, com dados referentes até 25 de abril, este indicador revelou que a economia portuguesa manteve o mesmo dinamismo, apesar de ter entrado numa fase de maior desconfinamento com a abertura dos centros comerciais e dos espaços interiores da restauração.

CTT apresentam contas ao mercado

A apresentação de contas trimestrais na bolsa nacional continua. Esta quinta-feira é a vez dos CTT apresentarem os resultados referente ao primeiro trimestre deste ano. No ano passado, a empresa de correios fechou 2020 com lucros de 16,7 milhões de euros, uma quebra de 42,9% que compara com o crescimento de 36% do ano anterior. Apesar do forte recuo, o negócio melhorou bastante nos últimos três meses de 2020, período em que o resultado líquido quase duplicou, para 12,3 milhões de euros.

Banco de Portugal divulga dados sobre o crédito à habitação

Além do indicador económico, o Banco de Portugal divulga os dados relativos ao crédito à habitação referentes a março. Em fevereiro, o crédito concedido para a aquisição de nova habitação subiu, face ao mês anterior. No segundo mês do ano, os bancos emprestaram 999 milhões de euros às famílias portuguesas para a compra de casa. Este foi o valor mais alto desde dezembro de 2020.

APREN apresenta estudo sobre a Fiscalidade Verde

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) apresenta um estudo sobre a Fiscalidade Verde. Neste estudo, a associação defende o desenvolvimento de uma nova política de fiscalidade energética e ambiental adequada à transição energética, estando em linha com as estratégias da União Europeia e de vários países europeus sobre o tema. Esta apresentação vai contar com a presença secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião