Escassez de chips leva Bosch para novo lay-off em Braga
Lay-off arranca a 10 de maio e vai afetar 2.300 trabalhadores, ou seja, cerca de 80% do total. Bosch vai assegurar 85% do salário, acima do previsto na lei.
A escassez de chips na indústria automóvel é um problema que está a afetar muitas empresas e que já chegou a território nacional. A Bosch é uma delas e, como consequência disso, vai avançar com um novo lay-off na fábrica de Braga a partir da próxima semana, afetando cerca de 80% dos trabalhadores, avançou a empresa em declarações ao Jornal Económico.
“Vamos aplicar [em Braga] o lay-off previsto no código de trabalho”, adiantou o representante da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, àquele jornal, afirmando que esta medida, que entra em vigor a partir de 10 de maio e deverá durar um mês, trata-se de uma “solução temporária”.
Em causa está uma redução do horário de trabalho, mas também do salário. “No total e em etapas faseadas, cerca de 80% [2.300 de 3.800] dos trabalhadores vão ser afetados. Uns com mais dias, outros com menos, dependendo das áreas”, acrescentou o responsável. A Bosch, contudo, vai assegurar uma remuneração de 85% do rendimento ilíquido mensal aos trabalhadores afetados, indo além dos dois terços previstos na lei.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Escassez de chips leva Bosch para novo lay-off em Braga
{{ noCommentsLabel }}