BCP dispara mais de 6% e impulsiona PSI-20

A bolsa de Lisboa arrancou a semana no "verde", com a subida do BCP a puxar pelo desempenho, num dia de ganhos ligeiros na Europa.

A bolsa nacional fechou a primeira sessão da semana em “terreno” verde, prolongando os ganhos registados na sexta-feira. A praça lisboeta destaca-se num dia em que a generalidade das congéneres europeias negoceia junto da linha d’água. Ganhos de mais de 6% do BCP impulsionam o desempenho do índice de referência nacional.

O PSI-20 subiu 0,54% para os 5.177,07 euros. Entre as 18 cotadas do índice de referência, a grande maioria registou valorizações nesta sessão, enquanto quatro fecharam o dia em “terreno” vermelho.

A liderar os ganhos em Lisboa encontra-se o BCP, que disparou 6,43% para os 0,1390 euros, máximos de janeiro. Recentemente, o banco liderado por Miguel Maya colocou no mercado uma carteira de crédito malparado no valor de 180 milhões de euros, sendo esta a primeira operação do género realizada este ano pelo BCP.

BCP sobe mais de 6%

O dia foi de valorizações altas no PSI-20, com a Pharol a somar 5,52% para os 0,1070 euros, enquanto a Navigator ganhou 2,45% para os 3,172 euros e a Sonae avançou 2,26% para os 0,8595 euros.

O desempenho do índice nacional foi também impulsionado pela valorização de 1,13% dos títulos da Jerónimo Martins, para cotar nos 15,665 euros, e pela subida de 0,84% da Galp Energia, para os 10,23 euros.

Por outro lado, a impedir maiores ganhos do PSI-20, ficou a família EDP. A EDP Renováveis perdeu 3,97% para os 18,65 euros, enquanto a casa-mãe EDP caiu 1,39% para os 4,556 euros.

Pela Europa, chegaram a registar-se recordes no arranque desta sessão, mas a generalidade das praças acabou por registar ganhos ligeiros. O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,1%, bem como o alemão DAX. Já o francês CAC 40 e o britânico FTSE 100 ficaram na linha d’água, enquanto o espanhol Ibex somou 1,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dispara mais de 6% e impulsiona PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião