Portugueses viajaram mais de avião no segundo confinamento. Veja para onde
Pandemia impediu muitas viagens, mas não paralisou totalmente o setor. Para onde viajaram os portugueses desde o início da pandemia? E quando?
Fechados em casa, os portugueses limitaram as viagens de avião desde o início da pandemia. Apesar de as quebras serem transversais a todo o período e abrangerem todos os destinos, tem havido variações. O primeiro confinamento decretado em Portugal sofreu um impacto maior que o segundo, enquanto as rotas para fora da Europa foram as mais afetadas.
Antes da pandemia, em janeiro de 2020, passaram pelos aeroportos portugueses mais de 23 mil voos. Destes, mais de 4 mil eram ligações com Espanha, 3.500 com França e 2.900 com o Reino Unido. Em todos os casos, houve fortes quebras, mas os destinos franceses superaram os espanhóis nas preferências dos portugueses: entre janeiro de 2020 e abril de 2021, foram feitos quase 30 mil voos entre Portugal e França, de acordo com dados da Eurocontrol para o ECO.
No caso de Espanha, foram cerca de 25 mil. Já com o Reino Unido — país com o qual Portugal teve voos totalmente suspensos durante alguns meses deste ano –, as companhias aéreas operaram 23.500 voos. Fora da Europa, destacam-se os EUA, para onde voavam quase 600 aviões por mês antes da pandemia, um número que caiu para cerca de 200.
Além da diferença nos vários destinos, houve também variações nas alturas em que as viagens aconteceram. O novo coronavírus chegou à Europa em março, mês em que se começaram a fazer sentir as quebras na aviação. Abril mantém-se ainda assim como o pior mês para as viagens, tendo passado pelos aeroportos nacionais apenas 1.100 voos. No caso do destino preferido, França, foram 57.
Desde então, o desconfinamento na primavera passada levou a uma retoma que acelerou nos principais meses de verão. Esta tendência ainda durou em outubro, mas a segunda vaga da pandemia voltou a gerar um novo tombo no mês seguinte, que se manteve com o segundo confinamento. Em abril deste ano, os voos já começaram a recuperar, sendo que a expectativa do setor é que o verão e as campanhas de vacinação permitam trazer uma inversão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses viajaram mais de avião no segundo confinamento. Veja para onde
{{ noCommentsLabel }}