5 coisas que vão marcar o dia

Já se pode entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa. Tribunal de Contas promove conferência sobre fundos europeus (que começam a chegar no mês que vem). Estes e outros temas vão marcar o dia.

Já se pode entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa — a restrição, que durou todo o fim de semana, expirou às seis da manhã. Mas também é dia de conferência sobre fundos europeus, uma iniciativa do Tribunal de Contas.

Permitidas entradas e saídas da AML

Desde as 6h00 que os portugueses já podem voltar a circular para fora ou para dentro dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML). A proibição tinha entrado em vigor às 15h00 de sexta-feira, por causa do agravamento da pandemia em toda a região em torno da capital. O concelho de Lisboa está em risco de recuar no desconfinamento e todos os 18 concelhos da AML apresentam, atualmente, incidências da Covid-19 superiores a 120 casos por 100 mil habitantes (acumuladas nos 14 dias até sexta-feira, o último período para o qual há dados disponíveis).

Voos a descolar em Portugal

Em março, 436,3 mil passageiros passaram pelos aeroportos nacionais. O número representou uma queda de 78,1% face ao mesmo mês de 2020. Esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística atualizará as estatísticas rápidas do transporte aéreo, que mostrarão se um dos setores mais castigados pela pandemia recuperou de alguma forma no mês de abril, em que se iniciou o desconfinamento depois de um arranque de ano com restrições apertadas por causa da terceira vaga da pandemia.

TdC discute fundos europeus

Vem aí dinheiro de Bruxelas. Espera-se que os primeiros desembolsos do fundo de recuperação europeu cheguem em julho, e com Portugal à cabeça — foi o primeiro país a ver o respetivo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ser aprovado pela Comissão Europeia. A execução será seguida com atenção pelo Tribunal de Contas (TdC). Para já, o organismo promove esta segunda-feira um debate, em conjunto com o Tribunal de Contas Europeu, sobre as prioridades e os desafios subjacentes ao PRR e ao quadro financeiro plurianual. Na agenda estará ainda o tema da governação e do controlo.

Estabilidade financeira em risco?

O Banco de Portugal publica o relatório bianual de estabilidade financeira, um estudo que analisa os principais riscos para a estabilidade financeira, vulnerabilidades subjacentes e desenvolvimentos da política macroprudencial. O documento tem em conta a situação nos mercados financeiros, mas também no mercado imobiliário. Na edição anterior, de dezembro, o supervisor bancário pediu cautela, alertando que o Banco Central Europeu estava a empurrar a banca para o risco na dívida e no crédito.

Atividade económica em recuperação

O Instituto Nacional de Estatística vai atualizar a síntese económica de conjuntura para o mês de maio. Nos meses de março e abril, o organismo apontou para uma “recuperação significativa da atividade económica, mas para níveis ainda inferiores aos do período homólogo de 2019”, ou seja, antes da chegada da pandemia. A divulgação deverá ainda incluir informação sobre o desemprego e o consumo privado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião