Google multada em 500 milhões por violar acordo com os media
Em causa está o facto de a gigante tecnológica não ter oferecido um "acordo justo" aos media franceses para publicar os conteúdos noticiosos na plataforma Google News.
A Google foi multada em 593 milhões de dólares (cerca de 500 milhões de euros à taxa de câmbio atual) pelos reguladores franceses. Em causa está o facto de a gigante tecnológica não ter oferecido um “acordo justo” aos media franceses para publicar os conteúdos noticiosos, revela a Forbes (acesso livre, conteúdo em inglês).
Além disso, a Autoridade da Concorrência francesa também forçou a Google a apresentar uma proposta de remuneração a editores e agências de notícias pela utilização do seu conteúdo protegido sob pena de ter de pagar 900.000 euros por cada dia de atraso, segundo a Efe (acesso livre).
Esta decisão surge depois de em abril do ano passado, a Autoridade da Concorrência francesa ter decidido que a Google tinha de alcançar negociações “de boa fé” com os editores sobre a remuneração dos conteúdos num prazo de três meses, com o intuito de publicar as notícias no Google News.
A imprensa francesa atravessa uma crise financeira e conseguir um financiamento adicional através da Google poderia representar um “balão de oxigénio”. Contudo, desde o início que a gigante tecnológica se tem recusado a pagar à impresa francesa, o que é apontado pelos editores de imprensa como uma violação da lei francesa e europeia.
Google dececionada com multa em França
Em reação à multa, a Google afirmou que agiu “de boa fé” nas negociações com os meios de comunicação social, manifestando-se dececionada com a decisão da Autoridade da Concorrência francesa.
“Estamos muito dececionados com esta decisão — agimos de boa fé ao longo de todo o processo. A multa ignora os nossos esforços para chegar a um acordo e a realidade de como as notícias funcionam nas nossas plataformas”, reagiu fonte oficial da Google, numa nota enviada à agência Lusa.
A tecnológica afirmou que “até ao momento, a Google é a única empresa que anunciou acordos sobre direitos conexos” e indicou estar “prestes a finalizar um acordo com a AFP que inclui um acordo de licenciamento global, bem como a remuneração dos seus direitos conexos pelas suas publicações na imprensa”.
(Notícia atualizada às 16h14 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Google multada em 500 milhões por violar acordo com os media
{{ noCommentsLabel }}