Número de caixas multibanco aumenta após uma década a cair

Existiam no final do ano passado 12.054 caixas que permitem levantar dinheiro ou fazer pagamentos ou transferências, mais 409 em relação a 2019, segundo o Banco de Portugal.

O número de caixas automáticas – popularmente conhecidas como “multibancos” devido à forte implementação e reconhecimento da marca da SIBS em todo o país – aumentou em 2020, depois de ter estado a cair ao longo da última década.

Existiam no final do ano passado 12.054 caixas que permitem levantar dinheiro ou fazer pagamentos ou transferências, mais 409 em relação a 2019, de acordo com as séries longas do bancário português, que foram atualizadas pelo Banco de Portugal.

O ano da pandemia interrompeu assim uma tendência de redução que se registava desde 2010. Nesse ano, os bancos disponibilizavam mais de 14.300 caixas automáticas. Contudo, desde então, já desapareceram das ruas mais de 2.200.

Evolução do número de ATM desde 2020

Fonte: Banco de Portugal

As caixas automáticas têm sido sobretudo importantes para contrariar o fecho de balcões nas regiões do interior do país, permitindo que a população mantenha acesso a serviços bancários considerados básicos hoje em dia.

Num estudo divulgado no ano passado, o Banco de Portugal revelou que Portugal dispunha de uma “ampla” cobertura da rede de balcões e caixas automáticas. Contudo, alertou para a expectável contração da rede nos próximos anos que poderá vir a colocar dificuldades, “em breve”, no acesso a numerário em mais de duas dezenas de freguesias.

A rede de caixas automáticas mais conhecida é aquela que é operada pela SIBS, o Multibanco. Em 2015 entrou um novo operador: a Euronet, direcionada sobretudo para turistas internacionais.

Ainda de acordo com os dados do Banco de Portugal, também aumento o número de terminais de pagamento automático: existiam mais de 326 mil terminais. São estes terminais que costumamos utilizar para pagar as compras no supermercado, lojas e restaurantes com o cartão. Há mais 65 mil terminais em relação a 2010, confirmando a tendência de substituição do dinheiro em numerário pelo cartão bancário nas transações diárias.

Operações no Multibanco caem

No ano da pandemia, ainda assim, caiu o número de operações na rede Multibanco. O Banco de Portugal dá conta de 2,2 mil milhões de transações financeiras realizadas na rede da SIBS, o que representa uma quebra de 9% em relação a 2019.

Em termos de montante, a rede Multibanco realizou operações no valor de 121 mil milhões de euros em 2020, uma descida de 3,3% comparativamente ao ano anterior.

Outros detalhes: os pagamentos no homebanking atingiram os 18,75 mil milhões de euros, estabilizando face a 2019; os pagamentos nas caixas automáticas superaram os 8,5 mil milhões, menos 3,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de caixas multibanco aumenta após uma década a cair

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião