50 milhões em notas danificadas pelas cheias de julho invadem banco central alemão
O banco central alemão foi invadido por notas danificadas pelas inundações de julho na Alemanha, no valor de 50 milhões de euros. Algumas delas estavam contaminadas com petróleo, lama e esgotos.
50 milhões de euros em notas, atingidas pelas inundações que atingiram várias regiões da Alemanha em julho, “invadiram” o banco central alemão. Segundo o Bundesbank, algumas notas chegaram a ser contaminadas com petróleo, esgotos ou lama, revela a Associated Press.
Por ano, o banco federal da Alemanha recebe, geralmente, 40 milhões de euros em notas danificadas. Porém, só entre meados de julho e finais de agosto, a instituição já recebeu 51 milhões de euros em notas inutilizadas provenientes das zonas atingidas pelas cheias na Alemanha ocidental.
Este tipo de notas é seco, processado e depois destruído num centro em Mainz, que analisa dinheiro falsificado e danificado, e os seus proprietários são reembolsados sem encargos. Depois deste processo, as notas são aplainadas, verificadas e contadas. O Bundesbank disse ter comprado secadores para lidar com o dinheiro sujo, notando que é importante processar rapidamente as notas danificadas antes que se amontoem e se tornem tão duras como o betão.
As cheias de 14 e 15 de julho na Alemanha vitimaram mortalmente mais de 180 pessoas e centenas ficaram feridas. As inundações também fizeram vítimas na Bélgica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
50 milhões em notas danificadas pelas cheias de julho invadem banco central alemão
{{ noCommentsLabel }}