Banco Sabadell quer avançar com 1.900 despedimentos em Espanha

  • Lusa
  • 2 Setembro 2021

Banco espanhol anunciou aos sindicatos que tenciona despedir 1.900 trabalhadores, cerca de 13% dos quadros. Justifica redução de pessoal com baixa rentabilidade face aos custos.

O banco Sabadell transmitiu esta quinta-feira aos sindicatos a intenção de despedir cerca de 1.900 empregados em Espanha, 13% do total dos funcionários, para ganhar rentabilidade e eficiência, avançaram à EFE fontes que participam na negociação.

O Sabadell justifica estes novos ajustes no pessoal dizendo que o esforço realizado ao longo deste ano com o plano de saídas voluntárias não é suficiente para que o banco seja competitivo e garanta a sua sustentabilidade.

Os responsáveis do banco salientaram aos sindicatos que a rentabilidade atual é de 3%, abaixo do custo de capital, que é superior a 9%, o que se alia aos juros historicamente baixos, assim como ao volume de provisões e ao investimento realizado em tecnologia.

A pandemia levou a um aumento da utilização da digitalização e a alterações no comportamento dos clientes, o que se traduziu numa redução da operação nos balcões do banco, fazendo com que a rede esteja agora sobredimensionada, segundo o Sabadell.

Os responsáveis da entidade bancária insistem na sua intenção de conseguir um acordo com os sindicatos, que seja vantajoso para todos e apela ao voluntarismo.

No final de junho, o banco tinha 14.648 empregados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Sabadell quer avançar com 1.900 despedimentos em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião