Bolsa fecha em alta e completa semana sempre a subir

Foi o dia das retalhistas em Lisboa: a Sonae disparou quase 6% e a Jerónimo Martins ganhou mais de 2%. Bolsa registou a quinta sessão de ganhos esta semana.

A bolsa de Lisboa fechou a sessão desta sexta-feira em alta, completando uma semana sempre a subir. O PSI-20 acumulou uma valorização semanal de mais de 1,5%, depois de duas semanas sob pressão.

O principal índice português avançou 0,64% para 5.744,02 pontos, na quinta sessão seguida de ganhos. Foram sobretudo as duas retalhistas nacionais a darem força a Lisboa: a Sonae — que detém a cadeia de hiper e supermercados Continente — disparou 5,84% para 1,069 euros e a Jerónimo Martins — que explora o Pingo Doce e a Biedronka na Polónia — somou 2,51% para 21,20 euros.

Sonae dispara

Mais cinco cotadas — além das duas retalhistas — encerraram a última sessão da semana em terreno positivo, com destaque para a Corteira Amorim (+1,70%) e para a REN (+0,80%). No caso da gestora da rede elétrica nacional, foi a primeira reação do mercado em relação aos resultados apresentados esta quinta-feira: registou lucros de 68,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, menos 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

A GreenVolt caiu 2,81% e teve o pior desempenho em Lisboa. No setor da energia, também a Galp cedeu 1,36% para 8,84 euros, num dia em que os preços do barril de petróleo desvalorizam mais de 1% devido à força do dólar e à possibilidade de os EUA libertarem reservas estratégicas.

O BCP, outro dos pesos pesados nacionais, caiu também mais de 1%.

Lá por fora, as principais praças europeias também encerraram a semana em alta, com o Stoxx 600 a subir mais de 0,30%. O parisiense Cac-40 avançou cerca de 0,50% e atingiu um novo máximo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa fecha em alta e completa semana sempre a subir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião