5 coisas que vão marcar o dia
O novo presidente da CMVM toma posse, no dia em que a Reserva Federal norte-americana começa a cortar na compra de dívida.
A semana arranca com novos dados económicos, nomeadamente sobre o turismo em Portugal no mês de setembro e o comércio internacional na União Europeia. Para além disso, o dia marca também o arranque do mandato do novo presidente da CMVM, bem como uma nova fase de corte no programa de compra de dívida da Reserva Federal norte-americana. Há ainda encontros do Governo com sindicatos que representam os trabalhadores da Administração Pública.
Governo reúne-se com sindicatos
O Governo vai reunir com os sindicatos da Administração Pública, no quadro da negociação coletiva. O primeiro encontro é com a Frente Sindical, seguindo-se depois a FESAP. No entanto, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública já avisou que qualquer eventual avanço nas negociações com os sindicatos que convocaram para a sexta-feira passada um dia de greve, será “muito limitado” pelo contexto de gestão orçamental em duodécimos.
Como evoluiu o turismo?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta segunda-feira os dados referentes à atividade turística em setembro de 2021. Segundo os último dados disponíveis, no segundo trimestre do ano, as viagens turísticas dos residentes dispararam 84%, face ao mesmo período de 2020, fortemente marcado pela pandemia. Ainda assim, continuaram muito abaixo dos níveis pré-pandemia.
Começa mandato do novo presidente da CMVM
Arranca esta segunda-feira o mandato de Gabriel Bernardino na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que sucede a Gabriela Figueiredo Dias. O antigo presidente da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA, na sigla em inglês) vai assumir assim o novo cargo, numa cerimónia no Ministério das Finanças.
Fed corta nas compras de dívida
A Reserva Federal norte-americana vai começar a recuar nos programas de estímulos à economia dos EUA, tendo em vista cortar 15 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros) nas compras de dívida. A trajetória planeada pelo banco central dos Estados Unidos deverá culminar nas compras chegarem a zero em junho de 2022.
Eurostat divulga dados do comércio internacional
O Eurostat dá a conhecer esta segunda-feira estatísticas sobre o comércio internacional de mercadorias durante o mês de setembro. Em agosto, a União Europeia registou um défice de cinco mil milhões de euros no seu comércio internacional de mercadorias, o que representa um recuo face ao de 10,8 mil milhões de euros homólogos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}