Deco espera novos aumentos das comissões bancárias em 2022

  • ECO
  • 28 Dezembro 2021

Novobanco, Activo Bank e BCP já anunciaram que vão aumentar as comissões no próximo ano. Deco diz que "cada vez os portugueses têm menos banca, mas uma banca mais cara".

Os portugueses poderão ser confrontados com novos aumentos nas comissões bancárias em 2022, pelo menos são essas as previsões da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Citada pelo Dinheiro Vivo, aquela entidade critica o progressivo aumento de preços quando a banca está mais digital e continua a fechar balcões e a despedir trabalhadores.

Um levantamento da ComparaJá indica que há três bancos que já anunciaram aumento de comissões em 2022 — Novobanco, Activo Bank e BCP. “Não há argumentos para estes aumentos. Cada vez os portugueses têm menos banca, mas uma banca mais cara”, diz Nuno Rico, economista da Deco, em declarações àquele jornal, defendendo que as comissões cobradas deveriam “ser mais transparentes” e serem justificados os motivos para uma subida.

No caso do Novobanco, os clientes pagarão mais nos depósitos à ordem, assim como nos cartões de débito e crédito. No Activo Bank haverá “alterações no custo dos serviços de notas estrangeiras” e no BCP “as alterações serão apenas nas contas de depósito e na prestação de serviços, sempre a outros clientes”, aponta Ricardo Branco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deco espera novos aumentos das comissões bancárias em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião