Morreu o fundador da Liga dos Chineses em Portugal
Chow Horng Tzer, que abriu o primeiro restaurante chinês no Porto e liderou a comunidade em Portugal durante vários anos, morreu esta quarta-feira com 91 anos de idade.
Chow Horng Tzer, o fundador e primeiro presidente da Liga dos Chineses em Portugal (LCP), faleceu esta madrugada no Porto, onde chegou em 1958 e, oito anos depois, abriu o primeiro restaurante chinês da cidade, que se mantém de portas abertas junto ao tabuleiro superior da Ponte D. Luís.
O pai de Y Ping Chow, atual representante da comunidade chinesa no Alto Comissariado da Migração, tinha 91 anos de idade e era considerado o cidadão chinês mais antigo a viver no país. O funeral realiza-se no dia 8 de abril, estando a missa marcada para as 13h na Igreja de Bonfim, com saída às 15h para o cemitério de Agramonte, no Porto.
Agraciado em 2007 com a Comenda da Ordem do Mérito pelo então Presidente da República, Cavaco Silva, Chow Horng Tzer é recordado numa nota partilhada pela LCP como uma “figura proeminente e respeitada por todos os chineses residentes em Portugal, assim como pelas estruturas dirigentes na China”. Foi conselheiro político da província de Zhejiang durante década e meia e que exerceu a “profissão de comerciante com dignidade e ponderação”.
“Tal como ao dia sucede a noite, à vida sucede a morte. Porém, alguns de nós, pela sua capacidade de entrega e apoio aos seus familiares, aos seus amigos e até à comunidade em geral, estão destinados a permanecer no nosso coração e na nossa memória. Quero acreditar que meu pai deixou em todos nós esse sentimento e essa memória de homem bom e dedicado ao apoio à comunidade”, diz Y Ping Chow, atual presidente da LCP e também da Câmara de Comércio PME Portugal-China.
Quero acreditar que meu pai deixou em todos nós essa memória de homem bom e dedicado ao apoio à comunidade.
O primeiro elemento da família a chegar a Portugal foi o pai de Chow Horng Tzer, em 1934, que começou por montar uma fábrica de gravatas na cidade Invicta. O “Chinês da Ponte, como é conhecido o restaurante original gerido pelos descendentes, integrou em 2018 a lista dos estabelecimentos comerciais distinguidos pelo programa “Porto de Tradição” por terem “interesse histórico e cultural”.
Uma nova estatística divulgada na semana passada pelo Banco de Portugal, que identifica o investidor último, em vez do local da subsidiária, mostra que a China é o quinto país que mais investe em Portugal. O stock de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) da China em Portugal representa 10,6 mil milhões de euros, isto é, 6,8% do total de 154,9 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Morreu o fundador da Liga dos Chineses em Portugal
{{ noCommentsLabel }}