PSI desliza com BCP a cair mais de 3%
O índice lisboeta caiu mais de 0,5% naquela que é a primeira sessão negativa da semana. A maior queda foi registada pelo banco BCP cujas ações encolheram mais de 3%.
Acompanhando a tendência negativa das principais praças europeias, o PSI também fechou a sessão desta quarta-feira com perdas. Porém, até foram menores do que as das suas congéneres europeias.
O PSI encolheu 0,56% para os 6.066,82 pontos, após ter renovado máximos de 2015 na sessão anterior. Esta é a primeira sessão do índice lisboeta em terreno negativo nesta semana.
Na Europa, o destaque vai para o francês CAC com um deslize de 2,2%, seguindo-se o alemão DAX e o espanhol IBEX ambos com uma queda de 2%. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, desvalorizou 1,6%. O britânico FTSE 100 encolheu apenas 0,4%.
Em Lisboa, das 15 cotadas que agora compõem o índice, oito desvalorizaram, seis valorizaram e uma ficou inalterada. O destaque vai para o BCP que foi arrastado pelo setor europeu da banca. As ações do banco desvalorizaram 3,12% esta quarta-feira para os 16,14 cêntimos.
BCP caiu mais de 3%
Também a contribuir para a queda do índice lisboeta esteve a EDP Renováveis com uma queda de 2,34% para os 24,19 euros, os CTT com uma desvalorização de 1,36% para os 4,34 euros e a Mota Engil com uma redução de 1,06% para os 1,31 euros.
A travar uma queda maior do PSI esteve a Nos com uma valorização de 1,52% para os 3,86 euros, seguida da Greenvolt com um aumento de 0,63% para os 7,99 euros e da EDP com um avanço de 0,48% para os 4,63 euros.
Desde esta terça-feira que os analistas associam a aversão ao risco dos investidores com os comentários da governadora da Reserva Federal Lael Brainard, que disse esperar uma mistura de subida de juros e de redução acelerada do balanço do banco central para trazer a política monetária para “uma posição mais neutra” até final do ano. Os comentários levaram a um sell-off nos mercados obrigacionistas.
Além disso, a Europa e os EUA preparam uma nova ronda de sanções contra a Rússia, que vão passar pela proibição de importação de carvão russo e de novos investimentos naquele país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSI desliza com BCP a cair mais de 3%
{{ noCommentsLabel }}