Direto Falência da economia russa é uma “questão de tempo”, diz Von der Leyen
"Esta manhã, não conseguimos negociar um cessar-fogo nas rotas de evacuação", disse a vice-primeira-ministra ucraniana.
As autoridades ucranianas anunciaram este domingo a suspensão dos corredores humanitários no leste da Ucrânia para evacuação de civis por ausência de acordo com a Rússia para garantir a segurança das operações. “Esta manhã, não conseguimos negociar um cessar-fogo nas rotas de evacuação. É por isso que, infelizmente, não vamos abrir hoje os corredores humanitários”, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk.
A situação é especialmente dramática em Mariupol, onde cerca de 100.000 habitantes permanecem retidos depois de várias centenas de civis terem sido retirados nos últimos dias. No sábado à noite, a Rússia pediu a rendição dos militares ucranianos que estão em Mariupol, exigindo que depusessem as armas a partir das 4h de Lisboa. Os russos garantiram que as vidas dos militares nesta cidade seriam poupadas.
O Presidente ucraniano instou o mundo a “preparar-se” para a eventual utilização pela Rússia das suas armas nucleares. “Não devemos esperar pelo momento em que a Rússia decida utilizar as suas armas nucleares. Devemos preparar-nos para isso”, declarou Volodymyr Zelensky em entrevista a meios de comunicação ucraniana.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Falência da economia russa é uma “questão de tempo”, diz Von der Leyen
{{ noCommentsLabel }}