Economia francesa estagnou no primeiro trimestre
PIB francês registou variação em cadeia de 0% no primeiro trimestre do ano, aumentando os receios de um cenário de "estagflação" na Zona Euro.
O Produto Interno Bruto (PIB) francês registou uma variação em cadeia de 0% no primeiro trimestre do ano, um desempenho que não era esperado pelos economistas e que está relacionado com uma quebra na procura interna, na ordem de 0,6%.
O consenso da Reuters apontava para um crescimento de 0,3% no trimestre, depois do crescimento de 0,8% no último trimestre do ano passado, mas o resultado terá sido uma estagnação. O desempenho alimenta assim os receios de um cenário de “estagflação” na Zona Euro, um período caracterizado por inflação elevada e estagnação económica.
À semelhança da generalidade dos países Ocidentais, França também tem assistido a um acelerar da taxa de inflação. No entanto, a inflação francesa mantém-se abaixo da registada em países como Espanha e Alemanha: em abril, a taxa homóloga cifrou-se em 5,4%, contra os 5,1% no mês anterior.
A subida mais lenta estará relacionada com a maior preponderância da energia nuclear no país, ao contrário dos países mais dependentes do gás natural.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Economia francesa estagnou no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}