Regulador lança plataforma “CMVM inov” para aproximar startups da bolsa
CMVM quer ajudar os novos negócios a entenderem como funcionam as regras do mercado e lançou plataforma para aproximar empreendedores ao regulador financeiro.
Com o objetivo de aproximar startups financeiras da bolsa, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançou esta terça-feira a plataforma “CMVM inov – Polo de Inovação do Mercado de Capitais”, que pretende funcionar como o “ponto de relacionamento” entre a comunidade de empreendedores no mercado de capitais e o regulador.
“O polo de inovação foi criado pela relevância e potencial impacto económico e social dos projetos inovadores na área dos mercados de capitais. Nesse sentido, pretende-se ajudar os empreendedores a progredir de forma segura perante os diversos quadros regulatórios”, adianta a CMVM, que assinala hoje o seu 31.º aniversário.
Os interessados poderão submeter os seus projetos ao regulador através de um formulário que se encontra disponível no site, onde se pede informação sobre o nome da empresa, se tem ou pretende obter algum tipo de autorização, sobre o negócio em causa e fontes de financiamento.
Incumbentes, startups ou outras entidades podem contactar a CMVM sempre que queiram apresentar um projeto de inovação tecnológica ou tenham dúvidas de cariz regulatório, explica o regulador liderado por Gabriel Bernardino.
O CMVM inov pretende ainda ser “um espaço dedicado à partilha de conhecimento através do desenvolvimento de iniciativas e publicações sobre inovação financeira”, encontrando-se dividido em três áreas de atuação: Tecnologias de Registo Distribuído (DLT), Inteligência Artificial e Big Data e Inovação em fatores de sustentabilidade (ESG).
Adicionalmente, a plataforma junta as iniciativas e eventos relacionados com inovação financeira e disponibiliza casos práticos, informação sobre legislação e perguntas e respostas.
A criação deste polo de inovação é uma das prioridades do plano estratégico para 2022-2024 da CMVM, apresentado em fevereiro por Gabriel Bernardino, que está de saída da liderança por problemas de saúde.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Regulador lança plataforma “CMVM inov” para aproximar startups da bolsa
{{ noCommentsLabel }}