Hoje nas notícias: Semana de 4 dias, amónia verde e PRR
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A semana de quatro dias de trabalho só será estudada no privado e Portugal pode exportar amónia verde já em 2026. Estas são duas das notícias que estão a marcar o dia, juntamente com o processo que envolve o jogador Jonas, que terá lesado o Fisco em 5,17 milhões nos contratos de com o Benfica.
Semana de trabalho de 4 dias só será estudada no privado
O Conselho de Ministros aprova esta quinta-feira o pacote legislativo da Agenda do Trabalho Digno, que inclui 70 medidas que a ministra do Trabalho espera ver “em operação” já em janeiro de 2023. Serão testados “novos modelos de organização do trabalho, incluindo experiências como a semana de quatro dias em diferentes setores e o uso de modelos híbridos de trabalho presencial e teletrabalho”. Segundo Ana Mendes Godinho, para já a semana de quatro dias vai ser estudada apenas para aplicação no setor privado, com experiências-piloto, “voluntárias, apenas”.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Portugal pode exportar amónia verde já em 2026
Até ao final de 2026, vai sair do Porto de Sines um navio carregado com amónia verde, um biocombustível produzido a partir de hidrogénio renovável pelo consórcio luso-holandês MadoquaPower2X. O projeto tem um investimento total de mil milhões de euros e prevê a construção de uma potência de 500 MW de eletrolisadores que permitam produzir 50 mil toneladas de hidrogénio verde e 500 mil toneladas de amónia verde por ano. A verba inclui ainda a produção solar, eólica e a infraestrutura para trazer esta energia até Sines.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Fisco lesado em 5,17 milhões nos contratos de Jonas com o Benfica
Jonas foi constituído arguido na passada segunda-feira, quando chegou a Lisboa, por estar envolvido numa fraude fiscal qualificada que terá lesado o Estado em 5,17 milhões de euros. Em causa estão contratos assinados com o Benfica em 2014, 2017 e 2018, em que o jogador terá omitido rendimentos às Finanças. Para isso recorreu à Empreseprev, detida pela mãe e pelo irmão, que terá passado o que se julga serem faturas falsas por prestações de serviços que nunca ocorreram. Este é um dos negócios investigados no processo “Fora de Jogo”.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
“Comissão de Acompanhamento [do PRR] não está apenas para dizer sim”
O sucessor de António Costa Silva na liderança da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) assegura que aquela entidade não se limitará a fazer figura de corpo presente e não deixará de fazer as recomendações necessárias a uma boa execução daqueles fundos comunitários. “As pessoas que estão na CNA estão com o sentido de missão e não estão apenas para dizer que sim”, disse Pedro Dominguinhos, referindo que a CNA “desempenhará o seu papel e “fará as recomendações que terá que fazer de uma forma ponderada”.
Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado) e na Renascença (acesso livre)
Fumar em restaurantes e bares vai ser quase impossível a partir de 2023
Já foi publicada a portaria que estabelece requisitos muito mais exigentes de ventilação a que as salas de fumo devem obedecer, mas a mesma só entra em vigor a 1 de janeiro de 2023. Assim, só os restaurantes e bares, discotecas e outros estabelecimentos que possuam, no mínimo, 100 metros quadrados na área dedicada aos clientes e um pé-direito de pelo menos três metros poderão ter salas de fumo. Estes espaços não devem ultrapassar 20% da área dedicada aos clientes e têm que ficar separados por uma antecâmara com um mínimo de quatro metros quadrados.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Semana de 4 dias, amónia verde e PRR
{{ noCommentsLabel }}