Bolsas em baixa à espera dos bancos centrais

BCE e Banco de Japão reúnem-se esta semana e centram as atenções dos investidores. Aumentam os receios de mais surtos de Covid-19 na China. Bolsas europeias estão em baixa.

As bolsas europeias iniciaram a sessão desta terça-feira em baixa, acompanhando as perdas registadas nos mercados asiáticos, perante os receios de surtos de Covid-19 na China e com os investidores à espera das reuniões dos bancos centrais desta semana.

O índice de referência europeu, o Stoxx 600, abriu a cair 0,49%, com as outras importantes praças do Velho Continente com quedas até 1%, casos do francês CAC-40. Frankfurt e Madrid cedem ambos cerca de 0,6%.

Por cá, o PSI cai 0,1% para 5,961,3 pontos, com 11 cotadas no vermelho, incluindo o BCP, que lidera as quedas no arranque: as ações do banco deslizam 0,69% para 0,1439 euros. Os pesos pesados EDP e EDP Renováveis também estão em baixa de 0,19% e 0,16%. Já a Jerónimo Martins e a Galp atenuam a queda do índice português, registando subidas de 0,09% e 0,16%, respetivamente.

A pressionar as bolsas estão as notícias em relação à evolução da pandemia na China. O Nomura revelou que 41 cidades na China estão a implementar restrições para controlar surtos de Covid-19, aumentando os receios de um abrandamento económico chinês.

Entretanto, a semana ficará marcada pelas reuniões dos bancos centrais da Zona Euro e do Japão na próxima quinta-feira. Em relação ao Banco Central Europeu (BCE), é amplamente esperada uma subida das taxas de juro de 25 pontos base, o primeiro aumento em mais de uma década. Já o Banco do Japão deverá manter a sua política monetária.

Já a Reserva Federal norte-americana tem reunião na próxima semana e deverá anunciar um aumento de 75 pontos base, embora haja quem aposte numa subida de 100 pontos base, tendo em conta o acelerar da inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas em baixa à espera dos bancos centrais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião