CTT querem fechar negócio do imobiliário e novo acionista no banco até novembro

Negociações em curso para novo veículo imobiliário e entrada de acionista minoritário no Banco CTT deverão estar concluídas, o mais tardar, até aos primeiros dias de novembro, disse CEO dos Correios.

Os CTT esperam anunciar o resultado de dois negócios em curso até aos primeiros dias de novembro. Um é a criação do veículo de gestão imobiliária, que será detido com outro investidor e terá ativos avaliados em 110 milhões de euros. O outro é o aumento de capital do Banco CTT, por via da entrada de um novo acionista.

A informação foi transmitida ao ECO pelo presidente executivo dos CTT, João Bento, à margem de um evento promovido em conjunto com o Banco de Portugal sobre a emissão de selos para assinalar os 20 anos do euro. Questionado sobre as duas negociações, o CEO não quis dar detalhes sobre o andamento dos trabalhos, mas arriscou avançar com um calendário.

Segundo o responsável dos Correios, o negócio imobiliário deverá ter desfecho conhecido antes ou durante a apresentação de resultados trimestrais, que ocorrerá a 3 ou 4 de novembro. Quanto à entrada de um novo acionista no banco, João Bento mostrou-se confiante de que haverá novidades antes mesmo dos próximos resultados, ou até à apresentação das contas, o mais tardar.

“Está a progredir como esperávamos”, afirmou João Bento acerca da criação da CTT IMO, um “veículo especial” que vai passar a “deter e gerir o portefólio de retalho e logística dos CTT. A empresa anunciou a 19 de junho estar “em negociações exclusivas com uma terceira parte”, que deverá “coinvestir no veículo em conjunto com investidores adicionais”. Em causa está o chamado “Portefólio de Rendimento”, que contempla cerca de 400 imóveis com área bruta de 240 mil m2 e avaliados em 110 milhões de euros.

“Acho que posso correr o risco de dizê-lo: gostávamos muito de poder dar novidades, senão antes, aquando da apresentação de resultados do trimestre, que é pelos primeiros dias de novembro. Está a andar. Como tudo o que é imobiliário no nosso caso, com centenas de imóveis, a tramitação administrativa, burocrática, é enorme”, reagiu o CEO, quando questionado sobre a evolução das negociações.

Também não é segredo que os CTT estão em negociações com um potencial parceiro para a realização de um aumento de capital no Banco CTT. A operação deverá permitir a entrada de um novo acionista com uma posição minoritária — que pode chegar aos 30%, avançou o Jornal Económico em janeiro — e permitir à empresa alocar as receitas a “novas iniciativas empresariais”, indicaram os Correios num comunicado em junho.

“Temos muita vontade”, comentou João Bento sobre a entrada de um novo acionista no Banco CTT. Dito isto, questionado se o negócio será fechado este ano, João Bento respondeu: Não, melhor do que isso. Acredito que podemos anunciar alguma coisa o mais tarde até à apresentação de resultados.”

Até junho, os CTT viram os lucros do semestre encolher 15% face aos primeiros seis meses de 2021, para 14,5 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT querem fechar negócio do imobiliário e novo acionista no banco até novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião