5 coisas que vão marcar o dia
Banco de Portugal revela relatório de estabilidade financeira. Como evoluem os juros da casa? Parceiros sociais discutem acordo de rendimentos. Parlamento vota Orçamento. E Fed divulga atas.
O Banco de Portugal revela relatório de estabilidade financeira, onde dá conta dos principais riscos financeiros para a economia. O Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza a evolução dos juros dos contratos de crédito à habitação. Enquanto o Parlamento continua a votar o Orçamento do Estado para 2023, os parceiros sociais fazem um ponto de situação sobre o acordo de rendimentos. Atas da Reserva Federal poderão dar pistas sobre o ritmo da subida dos juros nos EUA.
Supervisor apresenta Relatório de Estabilidade Financeira
Escalada da inflação, disparo dos juros, guerra, queda das criptomoedas… O sistema financeiro está a ter um ano de 2022 no mínimo desafiante. O Banco de Portugal apresenta o Relatório de Estabilidade Financeira, onde dá conta dos maiores riscos financeiros que pesam sobre a economia portuguesa.
Juros da casa continuam a disparar?
Durante muito tempo, os juros da casa estiveram em queda. Com o atual cenário de subida da inflação e dos juros dos bancos centrais, a tendência inverteu-se, refletindo-se num aumento da prestação da casa. Em setembro, a taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação atingiu os 1,144%, o sexto mês de subidas e o valor mais elevado desde março de 2016.
Parceiros sociais discutem acordo de rendimentos
O conselho permanente de Concertação Social realiza uma reunião para fazer o ponto de situação do acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade e ainda do acordo sobre formação profissional e qualificação. A reunião tem início pelas 14h30.
Parlamento continua a votar Orçamento
A comissão de orçamento e finanças prossegue com a votação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2023, cuja votação final global está marcada para sexta-feira, perspetivando-se a sua aprovação pela maioria socialista no Parlamento.
Fed mostra atas da última reunião
A Fed divulga as atas da última reunião do comité do mercado aberto, que teve lugar a 1 e 2 de novembro e que decidiu subir as taxas de juro em 75 pontos base para os 4%. Os investidores procuram sinais entre os membros do banco central sobre o ritmo de aumentos daqui para a frente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}