Mais de 22 mil empresas do Turismo recebem apoio de 70 milhões
Perante a elevada procura registada e tendo em conta a dotação da medida, "cada uma das empresas recebeu um reforço de cerca 12,5% face aos valores já recebidos no Programa Apoiar.
Mais de 22 mil empresas a operar no setor do turismo recebem esta quarta-feira os apoios de tesouraria no âmbito da medida Apoiar Turismo. O montante global do pagamento ascende a 70 milhões de euros.
“O Turismo de Portugal procedeu hoje [quarta-feira] ao pagamento a 22.839 empresas do turismo, do montante de 70 milhões de euros previsto na medida Apoiar Turismo, anunciada pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, no início deste mês”, avança em comunicado o Ministério da Economia.
O reforço do Programa Apoiar foi acordado com a Confederação do Turismo Português, em outubro, no contexto do Acordo de para a Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade.
As empresas tinham até 22 de dezembro, a passada quinta-feira, para solicitar o apoio financeiro. Mas, perante a elevada procura registada e tendo em conta a dotação da medida, “cada uma das empresas recebeu um reforço de cerca 12,5% face aos valores já recebidos no Programa Apoiar”, explica a mesma nota. Estes montantes são pagos a fundo perdido.
“O pagamento ainda antes do final do ano dos apoios permite reforçar, em 70 milhões de euros, as disponibilidades financeiras de mais de 22.800 empresas do setor do turismo, para fazerem face às suas crescentes necessidades de tesouraria, resultantes, nomeadamente, do acréscimo de custos decorrente do atual contexto macroeconómico global”, frisa o secretário de Estado Nuno Fazenda, recordando que cumpre assim o compromissos assumido na sua primeira intervenção no Congresso da APAVT.
Nuno Fazenda realça que a medida foi “paga em tempo recorde, três semanas após o seu anúncio”. “É imperativo fazer chegar os apoios, de forma ágil e célere, às empresas, que são o motor da economia do turismo”, diz.
Nesse congresso o responsável prometeu ainda, para janeiro, uma nova linha para as empresas de turismo com uma dotação de 30 milhões de euros, para que “as microempresas se possam financiar junto do Turismo de Portugal com um prazo total de reembolso de seis anos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 22 mil empresas do Turismo recebem apoio de 70 milhões
{{ noCommentsLabel }}