AICEP desenha “astrolábio das exportações” para as empresas
Comparador de Mercados é a nova ferramenta digital interativa disponibilizada pela AICEP para “guiar as empresas portuguesas na direção dos melhores mercados para os produtos que exportam".
Chama-se Comparador de Mercados e é a mais recente ferramenta digital disponibilizada pela AICEP com o objetivo de “orientar e guiar as empresas portuguesas na direção dos melhores mercados para os produtos que exportam”. Descrito ao ECO como “um verdadeiro astrolábio das exportações”, este instrumento de business intelligence promete facilitar a atividade exportadora através da análise dos mercados internacionais.
Através deste comparador, incorporado no site Portugal Exporta, as empresas podem explorar e comparar informação relativa a indicadores fundamentais na seleção dos países para onde exporta ou pretende exportar. Entre as dimensões incluídas nesta ferramenta interativa e automática estão a dinâmica económica e comercial dos mercados, a concorrência internacional, a posição de Portugal num determinado setor ou produto, ou os preços médios praticados.
Esta informação sobre os preços e tarifas aplicáveis em determinado mercado é uma das funcionalidades destacadas pela agência pública, sublinhando que as empresas podem assim “obter de forma fácil e rápida informação sobre o preço médio a que cada mercado compra um produto a um determinado fornecedor e compará-lo com o preço médio a que o mercado selecionado compra esse mesmo produto a Portugal”.
Este é mais um instrumento totalmente digital que a Agência disponibiliza, focado em apoiar as empresas no seu esforço exportador ou de internacionalização para que possam chegar mais longe vendendo mais e a mais mercados.
“Este é mais um instrumento totalmente digital que a Agência disponibiliza, focado em apoiar as empresas no seu esforço exportador ou de internacionalização para que possam chegar mais longe vendendo mais e a mais mercados”, destaca o presidente cessante da AICEP, Luís Castro Henriques, que depois de apresentar as últimas contas deverá ser substituído em abril por Filipe Costa, atualmente à frente da AICEP Global Parques.
Há poucos dias, à margem da visita a uma feira de calçado em Milão, questionado pelo ECO sobre o que será pedido ao novo conselho de administração da AICEP, o secretário de Estado da Internacionalização falou numa “preocupação nova [de] preparar as PME para um conjunto de exigências que agora fazem parte do mundo da exportação, nomeadamente a certificação ambiental, a responsabilidade social e continuar a diversificar os mercados e a colaboração entre as empresas”.
Bernardo Ivo Cruz quer, por outro lado, que a agência pública responsável pela promoção das exportações e a captação de investimento estrangeiro “reforce a capacidade de trabalhar com as câmaras de comércio portuguesas espalhadas pelo mundo, com as associações e as confederações empresariais”. “Temos de remar todos na mesma direção”, alertou o governante.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AICEP desenha “astrolábio das exportações” para as empresas
{{ noCommentsLabel }}