Ryanair atenta à libertação de slots com fusão da Iberia e Air Europa
A companhia aérea low cost Ryanair está interessada em ganhar capacidade em Madrid, Baleares e Canárias, através da eventual libertação de slots que resultar da fusão da Iberia e Air Europa.
A Ryanair está a acompanhar de perto o processo de integração em curso na aviação espanhola, a fusão da Iberia e da Air Europa. A companhia aérea irlandesa está atenta às oportunidades que possam surgir, nomeadamente no que diz respeito à libertação de slots que a Comissão Europeia poderá exigir.
“Parece-nos uma operação que faz todo o sentido. Na Europa havia demasiadas empresas e as fusões inserem-se na lógica do mercado. Estamos a acompanhar o processo porque temos interesse na eventual libertação de slots em diferentes aeroportos”, afirma a diretora da Ryanair em Espanha e Portugal, Elena Cabrera, em entrevista ao Cinco Días.
A companhia aérea low cost está, assim, interessada em ganhar capacidade em Madrid, Baleares e Canárias, ainda que Elena Cabrera sinalize que estão “abertos a qualquer oportunidade que surja”, porque a empresa está numa “fase de crescimento em Espanha”.
A Ryanair vai exigir “uma distribuição objetiva” contra a possibilidade de a Iberia tentar liquidar a operação. A diretora da companhia em Espanha argumenta que a Iberia não deve ser “quem decide quem entrega a produção, porque o normal é que escolha alguém que não represente uma concorrência real”.
No processo de fusões no setor da aviação, o grupo IAG, dono da Iberia e da British Airways, tem sido um dos principais atores. Além da Air Europa, o grupo está também de olho na portuguesa TAP, tendo já selecionado assessores jurídicos e de comunicação, num sinal de que pretende entrar na corrida à compra de uma participação na companhia aérea.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ryanair atenta à libertação de slots com fusão da Iberia e Air Europa
{{ noCommentsLabel }}