Sete países da Zona Euro têm taxa de inflação mais baixa do que Portugal
Eurostat confirmou abrandamento dos preços na região da moeda única em junho, com inflação a baixar para 5,5%. Apenas sete países têm uma taxa mais baixa do que a portuguesa.
Os preços dos bens e serviços que consumimos no dia-a-dia continuam a abrandar o ritmo de subida. A taxa de inflação na Zona Euro caiu para 5,5% em junho, menos 0,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior, confirmou o Eurostat. Apenas sete países têm uma taxa mais baixa do que Portugal.
Trata-se do valor mais baixo desde janeiro de 2022, antes da guerra na Ucrânia perpetrada pela Rússia, o que levou a um disparo dos preços da energia, como os combustíveis, gás e eletricidade.
Apesar da redução da pressão inflacionista, depois do pico de 10,6% atingido em outubro do ano passado, o Banco Central Europeu (BCE) deverá continuar a apertar as condições financeiras das famílias e empresas e aumentar os juros na reunião agendada para final do mês e na próxima que se realizará em setembro. Desde junho do ano passado, o banco central já subiu as taxas em 400 pontos base.
O que acontece é que a inflação subjacente, aquela para a qual o BCE olha mais atentamente para a condução da sua política monetária, se mantém mais resistente: a taxa de inflação excluindo a energia, os bens alimentares não processados e álcool & tabaco aumentou 0,2 pontos percentuais para 5,5%. O BCE tem como objetivo atingir a estabilidade dos preços com uma taxa de inflação de 2% no médio prazo.
De acordo com o Eurostat, o abrandamento da inflação geral deveu-se sobretudo aos produtos energéticos, que registaram uma redução dos preços de 5,6% em junho. Já os produtos alimentares e o álcool & tabaco e os serviços deram o principal contributo para a inflação no mês passado, com o índice de preços nestas duas componentes a registarem variações de 11,6% e 5,4%, respetivamente.
Dentro da Zona Euro, a inflação continua a registar valores bastante diversos entre os 27 Estados-membros, variando entre a taxa de 1% registada no Luxemburgo e a taxa de 19,9% registada na Hungria. Quanto a Portugal, tem a oitava taxa mais baixa da área da moeda única, de 4,7%. Finlândia (4,1%), Chipre (2,8%), Grécia (2,8%), Dinamarca (2,4%), Espanha (1,6%), Bélgica (1,6%) e Luxemburgo apresentam uma taxa inflação inferior à taxa portuguesa.
(Notícia atualizada às 10h45)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sete países da Zona Euro têm taxa de inflação mais baixa do que Portugal
{{ noCommentsLabel }}