Banco polaco do BCP soma mais 145 milhões em provisões
O total acumulado em provisões do Bank Millennium este ano ascende a 2.174 milhões de zlótis, cerca de 470 milhões de euros.
O banco polaco do BCP, o Bank Millennium, anunciou que constituiu mais 673 milhões de zlótis (145 milhões de euros) de provisões nos resultados preliminares do terceiro trimestre, após a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia sobre hipotecas em francos suíços.
A informação já foi comunicada pelo banco ao regulador do mercado da Polónia. Contas feitas, o total acumulado em provisões do Bank Millennium este ano ascende a 2.174 milhões de zlótis, cerca de 470 milhões de euros.
Somam-se ainda “71 milhões de zlótis (15,35 milhões de euros)” em provisões que “devem ser constituídos contra riscos legais derivados da carteira de crédito originada pelo antigo Euro Bank”, adquirido em 2019, pelo Bank Millennium. Esta operação não terá, contudo sem impacto nos resultados líquidos, ressalva o report.
Ainda assim, o banco do BCP na Polónia espera conseguir, no terceiro trimestre do ano, resultados líquidos positivos, depois de vários trimestres com resultados negativos.
Assumindo a estimativa preliminar de provisões e a inexistência de outros eventos inesperados, e tendo em consideração a manutenção dos resultados positivos da atividade core, o Conselho de Administração Executivo espera que “o banco apresente um resultado líquido positivo no terceiro trimestre de 2023”, lê-se na mesma nota.
O valor final das provisões para riscos legais nos resultados do terceiro trimestre será divulgado a 27 de outubro de 2023.
(Notícia atualizada com mais informação às 19h38)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco polaco do BCP soma mais 145 milhões em provisões
{{ noCommentsLabel }}