Banco polaco do BCP lucra mais de 100 milhões de euros até setembro
Bank Millennium passou de um prejuízo superior a 276 milhões de euros até setembro do ano passado para um lucro de mais de 100 milhões nos primeiros nove meses de 2023.
O Bank Millennium, banco polaco controlado pelo BCP, lucrou o equivalente a 100,7 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano (461 milhões de zlótis), uma melhoria significativa em comparação com o prejuízo de 276,1 milhões de euros no mesmo período do ano passado, excluindo o efeito cambial, revelou esta sexta-feira.
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BCP revela que o Bank Millennium conseguiu duplicar, em termos homólogos, a margem financeira nesse período, que corresponde à diferença entre os juros pagos dos depósitos e os juros recebidos dos contratos de crédito. As receitas com comissões diminuíram 2% e os custos encolheram 10%.
Analisando o desempenho no terceiro trimestre, o banco teve lucros equivalentes a 23,4 milhões de euros, “apresentando assim resultados positivos nos quatro últimos trimestres, após um período alargado de trimestres com resultados negativos”, destaca o BCP.
Contudo, os resultados “mantiveram-se condicionados pelos encargos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em CHF [francos suíços], que totalizaram 743 milhões de zlótis (166,5 milhões de euros)”, acrescenta a nota.
O banco fechou os primeiros nove meses do ano com mais clientes — 2,98 milhões de clientes ativos, um aumento de 122 mil face a setembro de 2022 —, enquanto os depósitos de clientes particulares engordaram 11% na comparação homóloga. Em simultâneo, os das empresas aumentaram 3%.
Na vertente dos empréstimos a particulares, estes caíram 4%, enquanto o crédito às empresas teve uma quebra de 12%.
(Notícia atualizada pela última vez às 8h37)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco polaco do BCP lucra mais de 100 milhões de euros até setembro
{{ noCommentsLabel }}