Fortunas da bolsa “engordaram” 2,2 mil milhões em 2023

  • ECO
  • 3 Janeiro 2024

As fortunas das famílias mais ricas da bolsa de Lisboa aumentaram 2,2 mil milhões em 2023, abaixo do encaixe alcançado em 2021. Família Soares dos Santos foi a que mais ganhou, em termos absolutos.

No ano passado, as fortunas das famílias mais ricas da bolsa de Lisboa atingiram os quase 16,9 mil milhões de euros, isto é, um aumento de 2,2 mil milhões de euros face a 2022, à boleia da valorização dos títulos, segundo os cálculos do Jornal de Negócios (acesso pago).

No entanto, o encaixe fica abaixo dos 3,5 mil milhões de euros alcançados em 2021. Apesar das desvalorizações de alguns dos pesos pesados, a bolsa de Lisboa acompanhou a retoma das ações globais, com o PSI a valorizar mais de 11% em 2023, o melhor ano desde 2021. A maior valorização foi da Mota-Engil, que mais do que triplicou o seu valor de mercado.

Em termos absolutos, quem mais ganhou foi família Soares dos Santos, maior acionista da Jerónimo Martins, que arrecadou 1,16 mil milhões de euros em 2023 (um aumento de 13,5%). Em segundo lugar ficou a família Amorim, que ganhou 237 milhões de euros no ano passado, beneficiando da valorização e dos dividendos relativos às posições na Galp e na Corticeira Amorim. No pódio ficam ainda as herdeiras Queiroz Pereira (Filipa, Mafalda e Lua) com uma riqueza de 2,66 mil milhões nas participações que detêm na Semapa e Navigator.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fortunas da bolsa “engordaram” 2,2 mil milhões em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião