5 coisas que vão marcar o dia

O ex-ministro das Finanças vai ser ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública sobre a "operação especial" para baixar a dívida pública. Já a Nos vai divulgar resultados.

Esta terça-feira, o ex-ministro das Finanças, Fernando Medina, vai ser ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública sobre a “operação especial” para baixar a dívida pública. Já a Nos vai divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2024, o INE vai revelar dados do turismo de março e o Eurostat divulgará dados do comércio europeu. A marcar o dia está ainda o discurso de Jerome Powell.

Medina ouvido em Comissão

O ex-ministro das Finanças, Fernando Medina, vai ser ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, pelas 15h00, sobre a “operação especial” para baixar a dívida pública. Em causa está o relatório da UTAO que indicou que a redução da dívida pública no final do ano passado tinha sido “artificial”.

Nos apresenta resultados

Esta terça-feira, a Nos vai divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2024. Em 2023, a operadora lucrou 181 milhões de euros, menos 19,4% do que no ano anterior, mas um resultado superior às estimativas dos analistas, que antecipavam lucros de 141,34 milhões. A quebra está relacionada com o efeito extraordinário das mais-valias registadas em 2022 com a venda das torres de telecomunicações.

INE revela receitas de turismo

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta terça-feira os dados da atividade turística referente a março de 2024. Em fevereiro, as receitas do turismo voltaram a crescer, subindo 13% para 276,4 milhões de euros. Por outro lado, o rendimento médio por quarto ocupado abrandou. O INE revelou que o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes (+7,0%) e 4,3 milhões de dormidas (+6,4%), gerando 276,4 milhões de euros de proveitos totais (+13,0%) e 202,1 milhões de euros de proveitos de aposento (+13,1%).

Eurostat publica dados de comércio internacional

O Eurostat vai divulgar os dados de 2023 do comércio internacional de matérias-primas. Desde 2002 que a União Europeia tem tido um défice comercial contínuo em matérias-primas, incluindo bens como sementes, oleaginosas, cortiça, madeira, pasta de papel, fibras têxteis, minérios e outros minerais, bem como óleos animais e vegetais.

Presidente da Fed discursa

Esta terça-feira, o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, vai discursar num dia marcado pela divulgação dos dados das vendas a retalho dos EUA. Os investidores aguardam com expectativa a próxima decisão da Fed, uma vez que a equipa liderada por Powell tenha garantido aos mercados, no início do mês, que a próxima reunião não decidirá a favor de uma subida das taxas de juro, o momento do primeiro corte permanece incerto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião