Presidente da Siemens Portugal acumula liderança da multinacional em Espanha
Nos comandos da operação portuguesa desde 2022, Fernando Silva vai assumir as novas funções a partir de 1 de dezembro, substituindo Agustín Escobar no cargo de CEO da Siemens Espanha.
Fernando Silva, que assumiu o comando da Siemens Portugal em 2022, vai acumular a liderança da multinacional em Espanha, anunciou a empresa alemã esta quarta-feira. O português vai suceder a Agustín Escobar, passando a desempenhar o novo cargo já no início de dezembro.
O novo CEO da Siemens para Portugal e Espanha conta com uma longa carreira na multinacional alemã, onde está há 25 anos. Antes de ser apontado suceder a Pedro Pires de Miranda, que ocupava o cargo desde 2016, à frente da Siemens Portugal, Fernando Silva já liderava vários projetos nas áreas da energia e infraestruturas, a nível nacional e global.
O gestor foi ainda diretor-geral da divisão Energy Management para Espanha e Portugal, uma unidade de negócio centrada no desenvolvimento das infraestruturas de transporte, distribuição e fornecimento de energia.
Formado em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, e com uma pós-graduação em e-Business – Gestão da Informação, pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa, Fernando Silva iniciou a carreira em 1991 na Landis & Gyr, tendo a partir de 1999 desempenhado diversas funções de gestão e direção na Siemens Portugal, nomeadamente nos setores da energia, redes inteligentes, infraestruturas e serviços.
“Temos os melhores talentos do mercado e uma oferta de serviços que combina profundo conhecimento e experiência nos mercados em que operamos e um amplo domínio de novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Digital Twin, Edge Computing ou Metaverso Industrial, para satisfazer as necessidades dos nossos clientes na sua transformação digital”, adiantou Fernando Silva, citado em comunicado.
A mudança na liderança da Siemens Espanha ocorre num momento em que Agustín Escobar se prepara para assumir funções de CEO da Infraestrutura ferroviária na Siemens Mobility a nível global, ficando sedeado em Berlim, na Alemanha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente da Siemens Portugal acumula liderança da multinacional em Espanha
{{ noCommentsLabel }}