João Pereira demitido do comando técnico do Sporting. Rui Borges é o senhor que se segue
João Pereira deixou o comando técnico do Sporting. Rui Borges, que estava no Vitória de Guimarães é o novo treinador. Sporting pagou ao Vitória 4,1 milhões de euros.
O treinador João Pereira deixou o comando técnico do Sporting, após três vitórias em oito jogos desde que substituiu Ruben Amorim no cargo, anunciaram esta quinta-feira os campeões nacionais de futebol. A cessação do contrato da equipa técnica também já foi comunicado ao mercado. Frederico Varandas já escolheu o seu oitavo treinador, será Rui Borges e teve de pagar 4,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães. O técnico será apresentado aos sócios já esta quinta-feira.
“Um Leão para sempre. Obrigado, João Pereira”, lê-se na mensagem divulgada nas redes sociais dos ‘verdes e brancos’ na Internet.
João Pereira, de 40 anos, orientava a equipa B dos ‘leões’ até 11 de novembro último, quando sucedeu a Amorim, que saiu para o Manchester United, vencendo três jogos – dois na Taça de Portugal e um na I Liga -, somando um empate, no domingo em casa do Gil Vicente (0-0), e quatro derrotas.
Mas não é apenas João Pereira que sai. Toda a sua equipa técnica é dispensada, tal como foi comunicado ao mercado pelo clube esta manhã. O Sporting “vem informar o mercado sobre a cessação dos contratos de trabalho com os membros da equipa técnica da equipa principal masculina de futebol profissional da Sporting SAD, João Pedro da Silva Esmail Pereira, Tiago Filipe Monteiro Teixeira, José Eduardo da Encarnação Caldeira e António Mascarenhas Cassiano Neves Calça e Pina”, pode ler-se no comunicado na CMVM.
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, já escolheu o novo treinador principal. Rui Borges, que estava no Vitória de Guimarães, aceitou ir treinar o Sporting e já tem o primeiro treino agendado para esta quinta-feira. O ano passado, Rui Borges levou a equipa do Moreirense ao sexto lugar da liga.
A sua equipa técnica é composta pelos treinadores adjuntos Tiago Manuel Barroso Valtelhas de Aguiar, Ricardo Alberto Medeiros Chaves, Fernando Manuel Nascimento Alves e José Pedro Ferreira Gaspar Lage Meireles, segundo o comunicado enviado ao mercado. A equipa tem contrato até ao dia 30 de junho de 2026, “prorrogáveis até 30 de Junho de 2027, em função da obtenção de objetivos desportivos ou por opção da Sporting SAD”.
O mesmo comunicado revela que o Sporting teve de pagar ao Vitória Sport Clube um valor total de quatro milhões e cem mil euros para poder ir buscar o treinador.
Frederico Varandas garante Rui Borges vai ter a oportunidade se ser ele próprio, ao contrário de João Pereira que foi obrigado a trabalhar numa máquina que já estava a rolar. “Não me interessa o que vão dizer de fora”, disse o presidente do Sporting, revelando que João Pereira não pediu um cêntimo pelos dois anos e meio de contrato. “Este clube deu-me tudo”, disse João Pereira a Varandas, que relatou esta conversa como exemplo da nobreza do treinador dispensado. “João Pereira acabará por ser reconhecido”, vaticinou Varandas.
“Rui Borges estava no radar há mais de um ano”, revelou Varandas na conferência de imprensa de apresentação do treinador, sublinhando que este “fez toda a carreira a pulso”, “sempre com a sua ideia de jogo”. O transmontano de Mirandela, de 43 anos, treinou ainda clubes como Académico de Viseu, Académica, Nacional, Vilafranquense e Mafra.
Rui Borges, que tem já no fim de semana a pressão de um derby, garante que “este é o momento certo” para ir para o clube ‘leonino’ e considera que “não faz sentido nenhum” falar em “presente envenenado”. O novo treinador que recebeu a camisola com o seu nome e a data de 2026 nas costas, revelou que não pediu um reforço da equipa do Sporting. “Vamos ser competitivos com os jogadores que temos”, disse.
O Sporting divide o segundo lugar da I Liga com o FC Porto, ambos com 37 pontos, a um do líder Benfica, próximo adversário dos ‘leões’, no domingo, em jogo da 16.ª jornada.
Notícia atualizada às 10h04 com declarações da conferência de imprensa de apresentação de Rui Borges.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
João Pereira demitido do comando técnico do Sporting. Rui Borges é o senhor que se segue
{{ noCommentsLabel }}