A saída de Vítor Bruno e o caos no Dragão

Neste sábado, o Benfica terá deslocação difícil onde medirá forças com o Casa Pia de João Pereira. E o FC Porto prepara-se para enfrentar este domingo o Santa Clara de Vasco Matos,

A Primeira Liga 24/25 não está a desiludir e assume a narrativa de um bom filme de cinema. O último grande episódio foi o despedimento de Vítor Bruno, o duelo com Pepê e o caos que se vive no FC Porto, após perderem 3-1 em Barcelos. Já o Benfica goleou o Famalicão por 4-0 com sobretudo hat-trick surpreendente de Leandro Barreiro e o Sporting bateu fora de casa o Rio Ave por 3-0, na estreia de Rui Silva na baliza.

Nesta jornada que se segue, o FC Porto prepara-se para enfrentar este domingo às 18h00 o Santa Clara de Vasco Matos, recém-promovido com provas dadas nesta edição de Primeira Liga. Neste sábado às 18h00, o Benfica terá deslocação difícil onde medirá forças com o Casa Pia de João Pereira e o Sporting enfrentará mais acessível no plano teórico o Nacional em casa, com duelo marcado para as 20h30 no Estádio de Alvalade.

Casa Pia x Benfica: Gansos não são para subestimar

A cabeça dos benfiquistas ainda está a mil depois do jogo louco com o Barcelona para a Champions League, sobretudo pela arbitragem e o desfecho dramático que culminou em golo de Raphinha aos 90+6 minutos. Destacar a exibição irrepreensível de Álvaro Carreras, sólido Andreas Schjelderup e o hat-trick de Pavlidis. Por mais que doa aos adeptos encarnados, passado é passado e é urgente agora lavar a cara, mudar o chip e olhar para o campeonato, onde vão ter pela frente um desafio complicado.

O Casa Pia de João Pereira é outra sensação desta Liga e encontra-se numa grande fase. Além da derrota inicial com o Boavista, só perdeu com Benfica, Santa Clara, Sporting e FC Porto para o campeonato e leva de momento quatro vitórias e dois empates nos últimos 6 jogos na Liga. Destacar o guarda-redes Patrick Sequeira, Leonardo Lelo (fechado no Braga), Nuno Moreira e Telasco Segovia, este que foi contratado este mês pelo Inter Miami de Lionel Messi devido ao rendimento apresentado.

Além disso, é importante falar sobre a contratação de Manu Silva ao Vitória SC por 12 milhões de euros fixos mais dois milhões de euros em objetivos. O médio de 23 anos chega para reforçar o meio-campo, como concorrente a Florentino Luís e mesmo uma alternativa a Orkun Kokçu no que toca ao papel da construção. Apesar de estar ligeiramente abaixo de Florentino na recuperação e duelos, compensa no trabalho com bola. Pode também fazer de defesa-central.

Sporting x Nacional: Depois da tempestade

Este é teoricamente o jogo mais tranquilo para Rui Borges desde que chegou ao comando técnico e, portanto, o único resultado que interessa aos leões é a vitória, sobretudo depois da derrota em Leipzig para a Champions League. É que em menos de um mês, o Sporting enfrentou o Benfica (2x; Liga e Taça da Liga), o FC Porto (Taça da Liga), o Vitória SC (fora), o Leipzig (fora) e o Rio Ave (fora). Face o curto tempo de chegada (poucas sessões de treino para implementar dinâmicas) e as limitações no plantel por lesão, Rui Borges fez o que pôde.

Apesar de este ser teoricamente o adversário mais acessível que Rui Borges enfrenta até ao momento no banco do Sporting, o Nacional vem da sua melhor fase na temporada, com duas vitórias consecutivas e uma delas frente ao FC Porto na Choupana. Fora de casa, ainda assim, os resultados não são os mais animadores, pois esta época o Nacional não ganhou nenhum jogo neste registo. Tem 3 empates e seis derrotas. As 5 vitórias do Nacional para o campeonato foram todas em casa.

Nos últimos jogos, recordando também a questão das baixas, houve uma grande novidade: utilização de Zeno Debast no meio-campo – uma nuance que foi estreada na final da Taça da Liga com o Benfica. Rui Borges vê o defesa belga capaz de fazer a posição e foi desta forma titular diante do Rio Ave e Leipzig, ao lado de Morten Hjulmand. Destacar também que Viktor Gyokeres foi gerido e começou no banco estes últimos dois jogos, sendo Conrad Harder a escolha inicial, além de que Iván Fresneda, que teve um pé e meio no Como, foi também titular nestes desafios.

FC Porto x Santa Clara: O que está a acontecer no Dragão?

Dragão em estado crítico. Depois de uma semana de completo caos – após o despedimento de Vítor Bruno, luta pública com Pepê, expulsão de Samu por golpear o painel utilizado para entrevistas rápidas, contestação de adeptos e derrotas com o Gil Vicente (3-1; fora) e Olympiacos (1-0; casa) –, os azuis e brancos querem regressar o mais rápido possível aos triunfos e pela frente têm agora uma sensação desta Primeira Liga, o Santa Clara de Vasco Matos (5.º com 31 pontos). Ainda assim, a equipa açoriana também não está na melhor fase, pois leva apenas uma vitória nos últimos 6 jogos.

Vítor Bruno foi despedido e já era previsível, depois de mais uma série negativa de 3 derrotas consecutivas, mas acima disso o constante baixo nível exibicional, a ausência de um 11 base em janeiro e a perda do balneário (situação com Pepê a corroborar), além de vários jogadores constantemente perderam espaço como Alan Varela, Fábio Vieira, Tiago Djaló, Zé Pedro, por exemplo. Veio a Liga Europa e veio mais uma derrota, com o Olympiacos. Semana complicada para os adeptos.

Virada a página, Martín Anselmi vai ser o novo treinador do FC Porto, conforme avançou o jornalista César Luis Merlo. O técnico argentino de 39 anos vai deixar o Cruz Azul (do México) e rumar ao Dragão numa transferência a rondar os 3 milhões de euros. É um treinador jovem que tem privilegiado um sistema tático de 3-5-2, onde gosta de ter bola, explora o máximo das características dos seus jogadores e é forte na comunicação, segundo referido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A saída de Vítor Bruno e o caos no Dragão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião