5 coisas que vão marcar o dia

INE divulga dados dos preços das casas, Montenegro apresenta plano para a floresta, ministro da Economia debate desafios da economia, Novobanco aprova dividendos e o reúne conselho do BEI.

No mesmo dia em que o INE divulga os dados sobre a evolução dos preços das casas no último trimestre do ano passado, Luís Montenegro apresenta o plano de ação para a floresta e o ministro da Economia debate sobre os desafios da economia portuguesa no atual contexto internacional. O Novo Banco estreia-se na distribuição de dividendos e reúne-se o conselho de administração do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Como evoluíram os preços das casas no final de 2024?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar o índice dos preços da habitação relativos ao 4.º trimestre de 2024. Segundo os últimos dados divulgados, os preços subiram 9,8% em termos homólogos no terceiro trimestre do ano passado e mais dois pontos percentuais acima da taxa de crescimento registada no trimestre anterior. É preciso recuar ao quarto trimestre de 2022 para assistir a um aumento homólogo tão expressivo. O órgão de estatística europeu, Eurostat, vai divulgar os resultados do inquérito comunitário à inovação, de 2022, e os dados das importações comunitárias de produtos energéticos. O Eurostat e o Banco de Portugal (BdP) vão ainda divulgar dados da balança de pagamentos de janeiro da União Europeia e Portugal, respetivamente.

Acionistas do Novobanco reúnem-se em assembleia-geral

Os acionistas do Novobanco devem aprovar, em assembleia geral, os lucros do banco e a distribuição de dividendos de 224,6 milhões de euros ou 60% do lucro do ano passado. O banco tem ainda disponível 3,3 mil milhões de euros para distribuir ao longo dos próximos três anos, pelos acionistas Lone Star (75%), Fundo de Resolução (13,54%) e Estado (11,46%).

Reunião do conselho de administração do Banco Europeu do Investimento

O conselho de administração do Banco Europeu de Investimento (BEI) vai reunir nesta sexta-feira. A presidente do BEI, Nadia Calviño, disse que a instituição está pronta para mais investimentos em defesa, tendo já proposto um alívio nas restrições ao investimento e o fim do limite nesta área. Em cima da mesa estão investimentos dedicados a uso militar, como quartéis e instalações de armazenamento, veículos terrestres e aéreos, drones e helicópteros, radares e satélites, aviónica avançada, entre outros.

Ministro da Economia debate os “Desafios da Economia Portuguesa no atual contexto internacional”

O ministro da Economia, Pedro Reis, irá falar sobre os “Desafios da Economia Portuguesa no atual contexto internacional” durante um almoço-debate que se realiza no Sheraton Lisboa Hotel & Spa. O evento, organizado pelo Internacional Club of Portugal, terá início às 12h.

Montenegro apresenta plano de ação para a floresta

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai apresentar o Plano de Intervenção para a Floresta 2025-2050. A apresentação conta com a presença dos ministros da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho e terá lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião