Ex-diretora do Lloyds entra para a administração do Novobanco

Carmen Garcia Gonçalves é a nova administradora com o pelouro do risco do Novobanco, após a saída de Carlos Brandão. Vem da sucursal britânica do Ahli United Bank, do Kuweit. Esteve 18 anos no Lloyds.

Carmen Garcia Gonçalves é a novidade no conselho de administração do Novobanco para o mandato 2025-2028. É a nova administradora com o pelouro do risco, ocupando o lugar que foi deixado vago por Carlos Brandão, que foi despedido do banco no início do ano por causa de operações suspeitas.

Com carreira profissional praticamente feita lá fora, sobretudo em Londres, a portuguesa ingressou no Novobanco em dezembro do ano passado para diretora de risco, proveniente do Ahli United Bank UK, a sucursal britânica do Ahli United Group, do Kuweit, onde era chief risk officer.

Agora é promovida no Novobanco ao fim de quatro meses e para o mesmo cargo que desempenhava no Ahli United Bank Uk. Antes disso, esteve quase 18 anos no Lloyds Banking, de onde saiu em 2022 quando era diretora de risco, de acordo com o seu perfil no LinkedIn.

No início do ano, o Novobanco demitiu por justa causa Carlos Brandão do cargo de administrador do risco, depois de ter “identificado operações financeiras suspeitas na sua esfera pessoal, as quais deram origem a uma denúncia às autoridades”.

Carmen Garcia Gonçalves é a única cara nova do conselho de administração executivo que foi aprovado esta quarta-feira pelo Conselho Geral e de Supervisão para os próximos três anos, segundo anunciou a instituição financeira ao mercado.

Ou seja, Mark Bourke mantém-se como CEO e Benjamin Dickgiesser como administrador financeiro. Luís Ribeiro, João Paixão Moreira, Patrícia Fonseca e Rui Fontes também permanecem.

O Novobanco lembra que os nomes ainda estão sujeitos a aprovação regulatória (fit & proper) junto do Banco de Portugal e Banco Central Europeu.

Neste momento o banco tem em curso os planos para vender parte do capital na bolsa, com o IPO (oferta pública inicial) a poder acontecer em maio.

(Notícia atualizada às 17h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-diretora do Lloyds entra para a administração do Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião