OPEP+ discute terceiro aumento consecutivo da produção de petróleo em julho

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11:17

Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados está a ponderar avançar com um novo aumento da produção de 411 mil barris por dia para julho, semelhante aos decididos para maio e junho.

Depois dos aumentos previstos para maio e junho, os países membros da OPEP+ estão a estudar um terceiro aumento consecutivo da produção de petróleo em julho, avança a Bloomberg. A decisão será tomada na reunião da organização agendada para o dia 1 de junho.

Em discussão está um novo aumento da produção de 411.000 barris por dia em julho — o triplo do inicialmente planeado –, embora ainda não haja um acordo final.

Desde que a OPEP+ anunciou aumentos da produção em 411.000 barris por dia para maio e junho, os preços do petróleo nos mercados internacionais têm caído. Neste momento, pelas 10h56 (hora de Lisboa), o barril de Brent está a desvalorizar 1,28%, para 64,10 dólares, enquanto o WTI recua 1,22%, para 60,82 dólares.

“A nossa previsão é de mais um aumento de 411.000 barris por dia na quota da OPEP em julho, semelhante ao de maio e junho”, disse Martijn Rats, estratega global de petróleo da Morgan Stanley, citado pela agência financeira. “O cumprimento por parte dos países sobreprodutores não se alterou muito e, até agora, os anteriores aumentos de quota foram absorvidos pelo mercado”, acrescentou.

Embora a OPEP + diga que os aumentos da oferta são para satisfazer a procura, os delegados têm apresentado outros motivos, entre os quais punir os membros que produzem em excesso até recuperar a quota de mercado e tentar acalmar o Presidente norte-americano, Donald Trump, que tem pedido à organização para aumentar a produção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP+ discute terceiro aumento consecutivo da produção de petróleo em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião