Cuga lança este mês primeira marca de cogumelos em nome próprio

  • Lusa
  • 28 Maio 2025

A marca que vai estar nas prateleiras da grande distribuição vai contribuir para elevar a faturação da empresa dos cerca de 21 milhões de euros de 2024 para os 24 milhões em 2026.

A empresa Cuga, responsável por 80% dos cogumelos comercializados com marcas brancas nos supermercados, lança este mês o primeiro rótulo português deste produto, criado no concelho de Vila Flor, distrito de Bragança, disse esta quarta-feira à Lusa a empresa. Numa nota escrita, a empresa explicou que a gama da marca Cuga apresenta quatro segmentos – “Clássicos”, “Fusão”, Únicos” e “Sazonais”.

“Depois de muitos anos a fornecer cogumelos frescos às principais cadeias da grande distribuição para as suas marcas próprias, a Cuga (antiga Varandas do Sousa) detém cerca de 80% da produção de cogumelos frescos em Portugal”, detalhou a empresa na informação enviada.

“O lançamento da marca no mercado português é um movimento ambicioso que visa desenvolver a categoria de cogumelos frescos em Portugal”, afirmou citado na nota de imprensa o Nuno Pereira, diretor executivo da Cuga. Para o diretor, é ainda uma oportunidade para “aproximar da média europeia o consumo per capita português de cogumelos frescos, que ronda um quilo por ano”.

Segundo a informação veiculada pela Cuga, em Espanha e nos Países Baixos o consumo é de três quilos por ano por pessoa e na Irlanda chega quase aos sete quilos. Na Itália e em França é de 2,5 quilos anuais.

Citada também nesse comunicado, Cláudia Ferra, a diretora comercial da Cuga, disse acreditar que a marca que vai estar nas prateleiras da grande distribuição vai contribuir para elevar a faturação da empresa dos cerca de 21 milhões de euros de 2024 para os 24 milhões em 2026.

A empresa tem vindo a desenvolver parcerias no meio académico, com a Universidade de Aveiro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

O IPB está a aperfeiçoar com a Cuga “os cogumelos produzidos pela empresa em Trás-os-Montes, colaborando, quer na investigação e na produção de conhecimento sobre este alimento, quer na formação profissional de estudantes e ex-alunos da instituição”, explicou a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cuga lança este mês primeira marca de cogumelos em nome próprio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião