Sabadell vende banco britânico ao Santander em plena OPA do BBVA
Santander deverá pagar cerca de três mil milhões de euros pelo TBS, a filial britânica do Sabadell, que volta a desafiar a oferta hostil do rival BBVA.
O Sabadell acordou a venda da sua filial britânica, o banco TSB, ao Santander, isto numa altura em que é alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) hostil do BBVA.
Segundo o Expansión, o Santander ganhou a corrida com uma proposta avaliada em 2,65 mil milhões de libras (cerca de 3 mil milhões de euros). Um valor que, caso se confirme, permite ao Sabadell recuperar o investimento feito em 2015, quando adquiriu o TBS ao Lloyds por 2,67 milhões de libras.
O BBVA, que esta segunda-feira confirmou a continuidade da OPA após o endurecimento das condições por parte do Governo, tinha admitido abandonar a oferta sobre o Sabadell caso este avançasse com a venda da filial britânica.
O Sabadell terá de marcar uma assembleia geral para os acionistas aprovarem o negócio que, segundo os analistas, poderá permitir o pagamento de um dividendo extraordinário de 0,44 euros por ação. O TBS tem uma quota de mercado de crédito à habitação de 2%, com cinco milhões de clientes.
Para o Santander, cujo negócio acaba com os rumores de que estava de saída do Reino Unido, permite ganhar peso no mercado britânico onde é o sexto maior em termos de ativos e o quarto maior no mercado hipotecário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sabadell vende banco britânico ao Santander em plena OPA do BBVA
{{ noCommentsLabel }}