Merz convida Trump, Zelensky e NATO para reunião antes de cimeira com Putin
As negociações devem focar-se em "outras opções de ação para pressionar a Rússia", bem como em "preparações para possíveis negociações de paz", indica Berlim.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, convidou os Presidentes dos Estados Unidos e da Ucrânia, o secretário-geral da NATO e vários líderes europeus para uma reunião virtual na quarta-feira, dois dias antes da cimeira Trump-Putin.
Em comunicado, o Governo alemão indicou que as negociações se concentrarão na “situação atual na Ucrânia, tendo em vista a reunião planeada” entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o homólogo russo, Vladimir Putin, na sexta-feira no Alasca, para a qual o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, não foi convidado.
Tweet from @bundeskanzler
Segundo Berlim, as negociações devem focar-se em “outras opções de ação para pressionar a Rússia”, bem como em “preparações para possíveis negociações de paz e questões relacionadas a reivindicações territoriais e segurança”.
Entre os Estados europeus convidados estão os chefes de Estado e de Governo da Finlândia, França, Reino Unido, Itália, Polónia, e também o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Merz convida Trump, Zelensky e NATO para reunião antes de cimeira com Putin
{{ noCommentsLabel }}