Campeão das exportações ameaçado por protecionismo de Bruxelas
Medidas da Comissão Europeia para proteger a produção de aço vão ter “impacto fortíssimo” na competitividade da indústria metalúrgica e metalomecânica, alertam os empresários portugueses.
A indústria metalúrgica e metalomecânica, que tem sido o motor do crescimento das exportações portuguesas nos últimos anos, sendo responsável por mais de 30% dos bens vendidos ao estrangeiro, está a ser ameaçada de estrangulamento pela política definida por Bruxelas para proteger a produção de aço, uma das matérias-primas que considera críticas para a autonomia da União Europeia.
O Executivo comunitário pretende substituir a atual medida de salvaguarda no próximo ano por uma medida permanente, duplicando para 50% as taxas aplicadas às quantidades de aço importadas de países terceiros que ultrapassem os limites definidos. A isto, lembram os empresários do setor, acrescem processos de antidumping que estão a decorrer, como noticia esta sexta-feira o Jornal Económico (acesso pago).
“A indústria transformadora metalomecânica europeia vai perder competitividade a prazo. Vai perder importância, vai perder volume. E mesmo aquilo que se quer hoje proteger – a indústria do aço – também vai perder porque vai deixar de ter clientes. (…) Menor competitividade, mais dificuldade em exportar e concorrência desleal vinda de fora, de entidades que importem já produtos semiacabados ou produtos acabados. Naturalmente que isto terá um impacto fortíssimo na indústria metalomecânica portuguesa”, avisa Vítor Neves, presidente da associação do setor (AIMMAP).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Campeão das exportações ameaçado por protecionismo de Bruxelas
{{ noCommentsLabel }}