Hoje nas notícias: criptomoedas, hotéis e vistos para empreendedores

  • ECO
  • 10 Novembro 2025

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Embora tenha começado o ano em forte crescimento até atingir um máximo em 6 de outubro, a capitalização de mercado de todas as criptomoedas está agora nos níveis antes da tomada de posse de Donald Trump. A seis semanas da principal quadra festiva do ano, os hotéis do país traçam um cenário otimista para o Natal e réveillon com ocupações que podem chegar aos 95% e preços a disparar até aos 15%. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

Criptomoedas já apagaram ganhos da Administração Trump

Arrancou o ano num forte crescimento, impulsionado pela eleição de Donald Trump como Presidente dos EUA, que prometia legislação favorável para o setor, até atingir um pico de capitalização de quase 4,4 biliões de dólares em 6 de outubro. Mas, desde então, o mercado de todas as criptomoedas caiu cerca de 20%, deixando-as com uma valorização anual de pouco mais do que 2%, de acordo com dados da CoinGecko, citados pela Bloomberg. A maré começou a mudar com um “crash” no mercado dos ativos digitais que apagou mais de 19 mil milhões de uma só vez. Apesar de serem as “altcoins” — moedas digitais mais pequenas e mais voláteis — que estão a registar os piores desempenhos do ano, a Bitcoin também tem sido apanhada nesta turbulência, tendo mesmo caído por diversas vezes esta semana abaixo dos 100 mil dólares, diminuindo os ganhos anuais de 35% para apenas 7%.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Portugueses e estrangeiros lotam hotéis no Natal e fim de ano com preços a subir até 15%

O setor hoteleiro está otimista para a principal quadra festiva do ano, antecipando que as ocupações atinjam os 95% e os preços disparem até aos 15% no Natal e na passagem de ano. O Pestana Hotel Group, o maior grupo hoteleiro do país e que conta com um portefólio de mais de uma centena de unidades em Portugal e no estrangeiro, destaca o bom desempenho nos hotéis do Porto, ao contrário de Lisboa, onde a procura se apresenta ligeiramente abaixo do ano passado. No Algarve espera um crescimento entre os 5% e os 7% e a Madeira assume-se como o destino estrela nesta época, “com uma procura forte e consistente” que deverá traduzir-se numa subida de 10% em termos homólogos. O ritmo de crescimento em dezembro é corroborado pela cadeia Vila Galé, realçando o elevado interesse pelos hotéis da Serra da Estrela e do Alentejo, bem como da capital e da cidade invicta.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Menos de 500 vistos para empreendedores em cinco anos

De 2020 até 2025, segundo dados do IAPMEI e contas do Público, os vistos de residência do Programa “Startup Visa”, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, verificam-se residuais quando comparados com outros. São menos de 500 autorizações em cinco anos, o que representa 0,1% do total de títulos concedidos. O pico foi em 2023, ano de maior crescimento da imigração em geral, com 178 emissões, mas logo no ano seguinte foram concedidas menos 41% de autorizações. Em termos comparativos, o aumento de títulos de residência emitidos foi de 118 mil em 2020 para mais de 218 mil em 2025, sendo que o recorde foi batido em 2023 com quase 329 mil vistos. Já os vistos especificamente para imigrantes empreendedores passaram de 34 para apenas 105.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

António Esteves investe até 120 milhões em residências seniores em Lisboa e Porto

A Fortitude Capital, sociedade de capital de risco fundada e liderada por António Esteves, vai investir até 120 milhões de euros em residências exclusivamente dedicadas a seniores independentes. O projeto chamado “Senior Club”, descrito como pioneiro em Portugal, quer pôr a arrendar até sete residências, com perto de 900 apartamentos, nas principais áreas urbanas de Lisboa e Porto. A primeira residência deverá ser colocada no mercado “dentro de aproximadamente 12 meses”, sendo que o conceito vai estrear-se na Boavista (Porto) “em princípios de 2027” e pouco depois em Benfica (Lisboa). “Trata-se de um segmento inexplorado em Portugal, mas em franco crescimento na Europa, em que vemos um potencial enorme, razão pela qual consideramos ser uma oportunidade fantástica de investimento”, justifica António Esteves.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Ministra quer “estudar como obras nos metros e comboios podem andar mais depressa”

A ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, confessa-se insatisfeita com o ritmo com que as obras estão a avançar na área dos transportes, sobretudo na ferrovia. “Temos de ter os mecanismos para que as obras andem mais depressa”, afirma, em entrevista à Rádio Renascença, detalhando, sobretudo, a necessidade de “evitar tanta litigância” — e “se isso passa por exceções para os fundos europeus” em projetos a eles associados. “Outra das dificuldades é a disponibilidade no mercado. São equipamentos que muitas vezes demoram muito a serem entregues no mercado. E, portanto, são estes os dois pontos que tendem a atrasar”, acrescentou. A ministra disse ainda que há demasiados veículos individuais a circular e insiste que os transportes — grandes emissores de gases com efeito de estufa — são uma prioridade política para o Governo, que estará à cabeça da revisão em 2026 do Roteiro para a Neutralidade Carbónica.

Leia a entrevista completa na Renascença (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: criptomoedas, hotéis e vistos para empreendedores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião