EDP: Produção não é suficiente para animar ações
O Haitong não está impressionado com o aumento da eletricidade distribuída na Península Ibérica pela EDP. O banco diz que esta subida não é suficiente para animar as ações da energética.
A EDP apresentou um aumento da distribuição de eletricidade na Península Ibérica. Apesar de revelar uma melhoria face aos trimestres anteriores, o Haitong diz que não deve ter um impacto significativo nas ações da energética portuguesa. As ações da empresa liderada por António Mexia sobem 0,3% para 3,02 euros.
“Os dados sobre a distribuição da eletricidade na Península Ibérica mostram uma melhoria sequencial face aos trimestres anteriores (-0,9% em termos homólogos no primeiro trimestre de 2016 e uma leitura inalterada em termos homólogos no primeiro trimestre de 2016). O que é um sinal positivo, mas não deve ter um impacto significativo na ação”, diz o Haitong numa nota de research. A distribuição de eletricidade na Península Ibérica cresceu 0,2% no período em análise.
A produção total da EDP cresceu 15% nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Este aumento é suportado por “maiores recursos hídricos” na Península Ibérica e por uma “maior produção eólica resultando do aumento de capacidade”. A energética diz que a “produção hídrica e eólica representou 68% da produção total” nos primeiros nove meses de 2016, de acordo com um comunicado enviado pela empresa ao regulador do mercado.
"Os dados sobre a distribuição da eletricidade na Península Ibérica mostram uma melhoria sequencial face aos trimestres anteriores (-0,9% em termos homólogos no primeiro trimestre de 2016 e uma leitura inalterada em termos homólogos no primeiro trimestre de 2016). O que é um sinal positivo, mas não deve ter um impacto significativo na ação”
O Haitong também refere que, uma vez que o terceiro trimestre registou a produção hídrica mais baixa do ano, o “impacto na produção liberalizada proporcionada pela melhoria das condições hídricas, face a 2015, é muito mais pequeno em comparação com trimestres anteriores”. Apesar de ser a produção mais reduzida de 2016, há um aumento de 80% em relação ao terceiro trimestre de 2015.
Isto leva o BPI a dizer que a “geração de energia hídrica mostrou um desempenho muito positivo em termos homólogos, graças à melhoria dos recursos hídricos e da capacidade”. O banco refere que os dados ficam “em linha com as tendências já identificadas”.
Nota: A informação apresentada tem por base a nota emitida pelo banco de investimento, não constituindo uma qualquer recomendação por parte do ECO. Para efeitos de decisão de investimento, o leitor deve procurar junto do banco de investimento a nota na íntegra e consultar o seu intermediário financeiro.
Sabia que…
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP: Produção não é suficiente para animar ações
{{ noCommentsLabel }}