Lucro da EDP Brasil acelera à boleia da revisão das tarifas
Revisão das tarifas das distribuidoras da elétrica portuguesa no Brasil gerou, só no último trimestre, um efeito contabilístico de 228 milhões de reais (50,7 milhões de euros).
A EDP viu o lucro da sua subsidiária brasileira subir 12% para 838 milhões de reais (186,7 milhões de euros) até setembro. O último trimestre foi relevante para a elétrica: o resultado subiu 15,3% para 354 milhões de reais (78,8 milhões de euros), período durante o qual se concluiu a revisão das tarifas das distribuidoras da elétrica no Brasil.
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da EDP Brasil atingiu os 778,8 milhões de reais (173 milhões de euros) no terceiro trimestre, o que corresponde a uma subida de 14,6% face ao mesmo período do ano passado.
“O desempenho da EDP no terceiro trimestre é marcado pela conclusão dos dois processos de revisão tarifária em São Paulo e no Espírito Santo”, referiu Miguel Setas, presidente da EDP Brasil, em comunicado. “O investimento realizado no ciclo tarifário anterior permitiu o reconhecimento económico significativo na base de ativos regulatórios”, acrescentou o responsável.
A elétrica investiu 562,2 milhões de reais (125 milhões de euros) no último trimestre, mais 41% face ao ano anterior. Desde o início do ano o investimento ascende a 1,6 mil milhões de reais (350 milhões de euros), dos quais 443 milhões (100 milhões de euros) foram investidos na área da distribuição.
Segundo a Reuters, a revisão tarifária da distribuidora da EDP no Espírito Santo resultou num aumento de 28% na Base de Remuneração Líquida e redução de 4,84% na tarifa média para o consumidor. Na distribuidora EDP São Paulo, a queda na tarifa foi de 5,33%, com aumento da Base de Remuneração Líquida de 45,3%. Estas revisões geraram um efeito contabilístico de 228 milhões de reais (50,7 milhões de euros) com geração de valor à concessão das distribuidoras.
“Esses 228 milhões da distribuição trouxeram de facto um grande impacto para o nosso EBITDA e impacto ao nosso lucro líquido. É resultado de investimentos em distribuição, de uma gestão de ativos muito rigorosa e dessa agregação de valor que nós conseguimos fazer na base de ativos”, explicou Setas.
O grupo EDP apresenta contas na próxima semana, no dia 30 de outubro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro da EDP Brasil acelera à boleia da revisão das tarifas
{{ noCommentsLabel }}