Verbund desiste da compra das barragens da EDP

  • ECO
  • 29 Novembro 2019

A empresa austríaca Verbund não deverá avançar com uma proposta vinculativa para a compra das quatro barragens da EDP no Douro.

Os austríacos da Verbund já não estão interessados em comprar os ativos hidroelétricos da EDP EDP 0,47% . Depois de ter confirmado em setembro que estava a analisar as barragens que a EDP pôs à venda no mercado, a empresa terá pesado os riscos e as oportunidades da operação, acabando por decidir não avançar com uma proposta.

A notícia foi avançada pela Reuters, que recorda que a equipa da EDP liderada por António Mexia já tinha uma lista de cinco empresas interessas na aquisição destes ativos e que terão enviado propostas não vinculativas à elétrica nacional. Nessa lista estaria a Verbund, mas também a Iberdrola, a Engie e a norueguesa Stratkraft, tal como revelou o ECO Insider.

Este é um processo que está a ser conduzido pelos bancos Morgan Stanley e UBS. Outras empresas que estiveram de olho nos ativos da EDP foram a Enel, a Macquarie e a Brookfield, mas não é certo que estas entrem na corrida às barragens, situadas no Douro.

Como revelou o ECO Insider, António Mexia pretende encaixar mais de seis mil milhões de euros com a venda de ativos não estratégicos para o grupo. No caso concreto das barragens, estarão avaliadas em cerca de dois mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Verbund desiste da compra das barragens da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião