“Parece que acabaram as mulheres em Portugal”premium

No jornalismo, como na vida em geral, é preciso olhar o mundo de ponto(s) de vista diferente(s). Olhos e receitas iguais dificilmente nos darão uma visão do mundo tão diversa quanto a que precisamos.

Einstein pensava tanto na vida como na ciência. É-lhe atribuída a frase "Loucura é querer resultados diferentes, fazendo tudo exatamente igual". E, basta-nos olhar para as coisas que perduram na nossa vida, boas e más, para percebermos que o que muda nos resultados é a receita, o caminho para lá chegarmos. No jornalismo, como na vida em geral, é preciso olhar para o mundo de um ponto de vista utopicamente objetivo (a subjetividade do sujeito assim o determina) mas, sobretudo, de um ponto de vista que seja sensível e que considere a diversidade de vozes. É que o jornalismo é, para muitos de nós, a presença que não temos nos sítios onde as coisas acontecem. É estarmos onde não podemos ir, a não ser através do olhar e das palavras de outros. Olhos, práticas, equipas de liderança - em suma,

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.