Facebook quer drones na sede para testar wireless
A empresa quer afinar as tecnologias sem fios com drones a baixa altitude na sede. O objetivo é extrapolar os resultados para o projeto Aquila.
Mark Zuckerberg quer drones nos céus da sede do Facebook, em Silicon Valley, Califórnia. A notícia é avançada pelo Business Insider que teve acesso aos papéis que foram submetidos à Federal Communications Commission, a autoridade que regula o setor das telecomunicação.
A empresa de tecnologia quer testar a potencialidade da tecnologia sem fios dos drones num ambiente de baixa altitude. A autorização pedida prevê que sejam drones pequenos, mas a ideia é extrapolar os resultados para os drones maiores que estão a ser desenvolvidos pela subsidiária do Facebook, a FCL Tech, para levar internet a sítios remotos.
O pedido estabelece que o drone vai estar a cerca de 122 metros de altura e vai operar numa banda de rádio “experimental” de 2.4 GHz. Os testes vão decorrer entre outubro e abril e servem para depois sustentarem outro projeto que quer meter os drones a mais de 18 quilómetros.
O objetivo final é que os testes fortaleçam a tecnologia usadas nos Aquila. Estes drones maiores e alimentados pela energia solar estão a ser desenvolvidos para levar a internet a todo o lado, uma vontade já expressada por Zuckerberg.
Neste momento a empresa está à procura de países para o projeto-piloto relacionado com os drones Aquila, mas há atrasos. Tal deve-se porque o satélite destinado ao projeto foi destruído quando o foguetão SpaceX, da Tesla, explodiu.
Quem já tem um exemplar do modelo Aquila é o Papa Francisco, prenda do dono do Facebook numa visita feita em agosto.
Editado por Mónica Silvares
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Facebook quer drones na sede para testar wireless
{{ noCommentsLabel }}